Lojas mais eficientes, que ofereçam experiências aos clientes e que façam a diferença na comunidade em que estão inseridas. Essas são algumas tendências observadas por empresários gaúchos na NRF Retail’s Big Show 2024 (sigla em inglês de Federação Nacional do Varejo dos Estados Unidos), o maior evento de varejo do mundo, realizado neste mês em Nova York. Uma delegação participou do evento e compartilha os aprendizados em um encontro nesta terça-feira (23) no Sindilojas Caxias.
Um dos palestrantes da iniciativa é o empresário Otelmo Drebes Jr, sócio e pertencente à terceira geração das Lojas Lebes, uma empresa familiar com mais de 350 lojas e 2,8 mil funcionários. Esta foi a quarta vezes que ele participou da NRF NY, que tem uma programação baseada em visitas técnicas e palestras.
Sobre as tendências, Drebes conta que a experiência do cliente será cada vez mais priorizada no varejo e que os estabelecimentos funcionarão como um centro de soluções. A possibilidade de comprar pela internet e buscar o produto na loja física será cada vez mais estimulada - e esse período de permanência do cliente dentro da loja precisa ser melhor aproveitado como forma de fidelizar o consumidor. É deixar de ser um ponto de venda para ser um ponto de experiência, o que exige criatividade dos empresários.
— Muito se discutia o fim da loja física, que tudo seria online, mas hoje a gente vê esse movimento justamente ao contrário, de valorização da loja física. As pessoas precisam querer ir na loja e que exista uma experiência. Fomos na loja da Wilson (empresa de materiais esportivos), por exemplo, que tinha uma quadra de basquete dentro do estabelecimento para que os clientes pudessem aproveitar o produto. Enquanto aqui ainda pensamos em quantos produtos podemos expor em cada espaço da loja. É um entendimento de valorizar a marca e a experiência, não somente o produto — conta.
Outro fator destacado por Drebes é a integração dos canais físicos e digitais da marca e que ambas as plataformas ofereçam os produtos com os mesmos prazos e valores. Outros exemplos estimulados na NRF NY visam obter receita ao lojista, como estabelecimentos que ofereçam espaços publicitários para outras marcas também apresentarem os respectivos produtos.
Ao mesmo tempo, colaborações entre as marcas são vistas como essenciais, como uma loja que ofereça um café ao cliente de uma cafeteria do mesmo bairro - melhorando a experiência e fortalecendo outros parceiros. Drebes destaca ainda que observou que as marcas estão mais preocupadas com a comunidade onde estão inseridas e que isso pode ser estimulado de forma local.
— É assumir causas sociais, empresas que resolvem problemas da sociedade. Ajuda na captação de talentos, pessoas que se identificam com isso vão querer trabalhar na tua empresa e os clientes também vão querer comprar. Tem uma rede de materiais de construção que disponibiliza uma verba para cada loja resolver um problema daquele bairro. O gerente da loja tem autonomia para assumir um compromisso perante àquela comunidade — explica.
Inovar sem esquecer do capital humano
Com quatro décadas de experiência no varejo, a empresária Idalice Manchini, também integrante da diretoria do Sindilojas Caxias, visitou a NRF NY pela primeira vez. Ela integrou uma comitiva da Fecomércio-RS que foi a Nova York para participar da feira.
Para Idalice, uma das inovações trazidas da feira e que deve aparecer com mais frequência é o uso de softwares com inteligência artificial para gerenciar o relacionamento entre a empresa e os clientes por meio do armazenamento e análise de dados relevantes.
— É saber o que o cliente procura, o quanto ele pretende pagar. É também mapear as atitudes desse cliente dentro da loja, estudar e ir mais a fundo. Hoje, a loja sabe o aniversário do cliente, quantas compras ele fez, o dia, mas a inteligência artificial vem acima, analisando e sabendo mais sobre o que ele quer — afirma.
A empresária destaca também a importância de os lojistas oferecerem o melhor atendimento nos canais físicos ou digitais, uma vez que o cliente não tem hora para comprar. Segundo a caxiense, os empresários precisam apostar no poder da marca e não apenas nos seus produtos.
— É a partir da marca que o cliente vai conhecer a loja e é algo que podemos fazer aqui. O cliente não leva a marca para o coração na primeira compra, mas ele precisa de mais engajamento para que volte a consumir — avalia.
Idalice e Drebes destacam também a importância de o empresário estar atento ao capital humano, oferecendo treinamentos e equipes mais bem preparadas para atender ao cliente.
— As pessoas precisam estar mais preparadas para poder vender a empresa, falar de dados concretos, ações. Muitas vezes não temos líderes preparados. Temos uma carência nisso. Quando temos um líder muito forte na loja, o clima organizacional melhora e consequentemente o resultado também acontece — argumenta o empresário.
Evento em Caxias é gratuito
Estas e outras experiências serão destacadas durante a primeira edição do evento FBV Talk, que será realizada nesta terça-feira (23) pelo Sindilojas Caxias em parceria com o Sindilojas Porto Alegre. A recepção será a partir das 7h30min e o evento inicia às 8h.
O encontro tem como objetivo disseminar a Feira Brasileira do Varejo (FBV) e tratar sobre as tendências de consumo para 2024. A FBV será de 22 a 24 de maio de 2024, na Fiergs, em Porto Alegre.
Além de Otelmo Drebes Jr, também participa a fundadora e diretora da Cordão Estratégia, Daniele Lazzarotto. A mediação caberá ao CEO e cofundador da plataforma de educação Share, Rafael Martins.
O FBV Talk terá entrada gratuita e é destinado tanto aos associados Sindilojas Caxias quanto ao público em geral. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. As vagas são limitadas.