Em reunião na manhã desta quarta-feira (24) com a prefeitura de Caxias do Sul, a responsável pelas Relações Institucionais da Sulgás, Carolina Bahia, afirmou que está tudo encaminhado por parte da empresa para a realização da duplicação da BR-116 na cidade, entre acesso ao bairro Planalto, na região do antigo Clube Palermo, e a rótula da Avenida São Leopoldo. Há um duto de gás sob a rodovia que gera um impasse há meses, já que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirma que não iniciará a obra sem que o encanamento seja removido. A Sulgás, no entanto, garante que não há necessidade de remoção da tubulação.
A prefeita em exercício, Paula Ioris (PSDB), relatou que foi um encontro institucional para falar de investimentos em Caxias, mas que o assunto da BR-116 foi questionado na ocasião. Segundo Paula, a Sulgás reafirmou que "em hipótese alguma ocorre remoção de duto", em relação a obras em ruas e rodovias.
— A Sulgás sempre deixou muito claro ao Dnit, imagina, tem gás instalado por tudo no mundo inteiro, não se tira duto para fazer obra. Sempre a Sulgás garantiu isso, e colocaram os técnicos à disposição. Eles têm toda uma proteção no duto e treinam as pessoas da obra de como agir. Agora, o Dnit estabeleceu contato da Sulgás com a empreiteira, que já conversaram. O que tem de novo pra mim é esse contato. Em hipótese alguma ocorre remoção de duto, e me sinto contemplada com o que ela (Carolina) garante — explicou a prefeita em exercício.
A assessoria da Sulgás informou que os encanamentos não serão removidos, e comunicou à reportagem que "está se encaminhando para um consenso de todos que não há necessidade de remoção do gasoduto". Outro esclarecimento feito pela Sulgás é de que a empresa só faz o acompanhamento da obra, que é de responsabilidade do Dnit e da empreiteira Encopav, contratada para realizar o serviço. Segundo a prefeitura de Caxias, os técnicos da Sulgás e da empreiteira já estiveram juntos no local.
Em contato com a reportagem, um engenheiro da Encopav afirmou que todas as informações referentes à obra são repassadas exclusivamente pelo Dnit. A reportagem tentou contato com o superintendente regional do órgão no Estado, Hiratan Pinheiro da Silva, e também com a assessoria de comunicação do departamento no RS, mas não obteve retorno até o momento.
Investimento de R$ 33,8 milhões
Ainda no encontro na prefeitura de Caxias, Carolina Bahia apresentou um plano de expansão da Sulgás em Caxias do Sul, um dos municípios prioritários para o desenvolvimento da empresa. Entre 2024 e 2028, a previsão da fornecedora é que sejam investidos R$ 33,8 milhões na cidade.
Paula convidou Carolina e a equipe da Sulgás para a abertura da Festa da Uva, em 15 de fevereiro, já que a Sulgás é uma das patrocinadoras do evento. Parte da equipe, que estará na cerimônia, deve permanecer no município até o dia 16, para quando está marcado um encontro com grupo de técnicos da prefeitura, de diversas secretarias, para apresentação do plano de expansão.
— É importante que, se houver alguma ação, saibam onde passam nossos dutos. Se existir a necessidade, nossos técnicos acompanham no local — explicou Carolina, que também relatou o treinamento feito pela Sulgás em 2023 a cerca de mil pessoas de outras empresas, para que obras e intervenções fossem realizadas em vias onde há a rede de gás.