O fluxo de veículos foi interrompido na BR-116, em Nova Petrópolis, por volta das 7h desta segunda-feira (15). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito ficará bloqueado até o dia 31 de janeiro, ou seja, por duas semanas. O motivo são as obras realizadas no km 181 da via, que sofreu com quedas de barreira em 2023.
Os bloqueios se iniciam no km 175, nas proximidades da ponte sobre o Rio Caí, que faz a divisa entre as cidades de Caxias do Sul e Nova Petrópolis, e segue até o km 183. É o mesmo trecho em que já existe restrição do tráfego com limitadores de largura em função das obras. Conforme a PRF, a liberação deve ocorrer às 20h do dia 31 com semáforos no sistema pare e siga. A prefeitura de Nova Petrópolis informou que, durante o período das obras, as estradas de Arroio Paixão e Linha Pirajá estarão liberadas para veículos leves.
Para veículos pesados, a alternativa é utilizar a RS-452 para ir até Feliz e, a partir daí, seguir em direção ao município de Linha Nova pela Estrada São Roque. Em seguida, é possível seguir em direção a Nova Petrópolis, passando pela localidade de Linha Olinda.
Outra alternativa para chegar à cidade é acessar a Região das Hortênsias via Rota do Sol. Na localidade de Tainhas, em São Francisco de Paula, é necessário ingressar na RS-020 que leva à sede do município. A partir dali, basta acessar a RS-235 e seguir para Canela, Gramado ou Nova Petrópolis.