Alegando desconto nos salários referentes ao INSS e Imposto de Renda, os técnicos de enfermagem da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Central de Caxias do Sul paralisaram as atividades por cerca de uma hora e meia na manhã desta quarta-feira (6). Os profissionais que trabalham à noite e pela manhã ficaram reunidos no corredor da unidade para cobrar, do InSaúde, que é responsável pela gestão da UPA, e da prefeitura, explicações sobre descontos nos vencimentos.
Os pacientes que aguardavam atendimento na unidade não chegaram a sentir reflexos imediatos, já que os funcionários mantiveram a unidade funcionando, mas com menos profissionais atuando.
Participaram da conversa diretores do InSaúde, o Sindisaúde, o Conselho de Saúde e a secretária de Saúde de Caxias do Sul, Daniele Meneguzzi. Depois do encontro, as equipes voltaram ao atendimento normal. Uma nova reunião está marcada para as 13h30min.
— Recebemos o salário e tem um desconto alto. Todo mundo ficou muito surpreso. Não tem condições, como vamos honrar nossos compromissos? — diz a técnica de enfermagem, Giselda Henzel, 60 anos, sendo mais de 35 dedicados à enfermagem.
Os técnicos garantem que se os descontos não forem revistos vão paralisar novamente as atividades:
— Eu não recebi nada. Minha folha de pagamento veio zerada. Por enquanto não temos respostas, vamos aguardar essa reunião da tarde — diz a técnica de enfermagem Catiane Guerra, 44.
O município afirma que repassou os valores ao InSaúde, que é responsável pelos pagamentos dos funcionários. A assessoria de imprensa do Instituto foi contatada e disse que "está verificando a situação para passar um posicionamento."
O que diz a SMS
A SMS enviou uma nota: "A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mediou, na manhã desta quarta-feira, conversa entre funcionários da UPA Central com o InSaúde e o Sindisaúde em relação aos pagamentos dos salários. Os funcionários reclamam quanto aos descontos de INSS e Imposto de Renda na folha de pagamento de dezembro, que é gerenciada pelo InSaúde, gestor do contrato. Todos os valores foram repassados normalmente pelo município ao InSaúde, inclusive o relativo à diferença do piso da enfermagem. Como forma de amenizar a situação e de apoiar os funcionários da UPA, mesmo que todos os repasses do município estejam em dia, a Secretaria Municipal da Saúde agilizou ainda nesta manhã, junto à Secretaria Municipal de Gestão e Finanças, o pagamento da diferença mensal do piso referente a novembro, que só seria repassado no final do mês de dezembro. O pagamento já foi feito ao InSaúde, que deve repassar aos funcionários. Houve lentidão nos atendimentos na UPA Central pouco depois de 7h desta quarta, enquanto a situação era contornada. Os atendimentos já retornaram à normalidade."