Um grupo de protetores de animais tenta resgatar um cachorro debilitado e machucado que circula pelas ruas de diversos bairros de Caxias do Sul. O cão anda com outros quatro animais há cerca de três meses. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já foi acionada e está ciente do caso, que ganhou repercussão nas redes sociais e mobiliza diversas pessoas que estão engajadas para resgatar o animal.
A protetora Tatiana Oliveira viu os cães na área central em 18 de dezembro e acionou a Semma. Segundo ela, a situação piorou, já que um dos cães aparenta estar doente.
— Esses cães precisam ser resgatados e passar por consulta veterinária porque estão doentes. De maneira convencional ninguém vai pegar esse cachorro. Precisamos de ajuda para resgatar e também de um lar temporário enquanto se recupera e possamos doar ele. Os outros quatro também precisam de lar temporário — ressalta ela.
O coordenador de proteção animal da pasta, Paulo Vinícius Bastiani, explica que, na quarta-feira (27), a equipe saiu três vezes em busca do animal. Ela foi aos bairros Rio Branco, Charqueadas, Kayser e Santos Dumont.
— Na primeira vistoria, eles não tinham nenhuma lesão visual ou sinais de doença que justificassem o recolhimento. Eles são animais de rua e, pelo quantitativo que nós temos no Canil Municipal, que está acima da lotação, eles não entram em um critério inicial de recolhimento. Tem este animal que estão relatando agora que está com sangramento na orelha e com uma ferida na coxa e a gente não está conseguindo localizar — afirma.
Bastiani ressalta que caso alguém localize os animais e esteja disposto a cuidar deles pode acionar a Semma, no horário de expediente, para que a equipe possa fazer o atendimento inicial. O contato pode ser feito pelo telefone (54) 3901-1445.
— Se a gente identifica que ele tem uma lesão ou está debilitado ou doente, nós podemos fazer o atendimento veterinário pela prefeitura. Só preciso depois que o cão fique sob responsabilidade de uma pessoa que se proponha a ficar como lar temporário — completa Bastiani.