Líderes de diferentes setores da economia da Serra se reuniram nesta segunda-feira (13) em Caxias do Sul, a convite do Grupo RBS, para a apresentação de pautas prioritárias para a região. O encontro faz parte do Conexão Serra, uma iniciativa institucional da RBS que reafirma o propósito da empresa em ser uma arena de temas importantes para o desenvolvimento do Estado.
A reunião é o resultado de encontros realizados desde o fim de setembro para mobilização dos setores e alinhamento dos objetivos, permitindo a construção coletiva dos assuntos. Para o diretor de Mercado do Grupo RBS no interior, Leonardo Pérsigo, a ação realizada na Serra envolve os protagonistas da economia local no debate de assuntos que impactam na vida dos gaúchos.
— Todos os dias a gente reafirma o nosso compromisso em transformar a sociedade através da comunicação, entrando nos lares das pessoas a partir de nossos canais. Falamos com milhões de gaúchos todos os dia e buscamos levar um jornalismo e entretenimento que contribuam para uma vida melhor. E para isso precisamos fazer cada vez mais esse exercício de ouvir. Essa tem sido uma orientação estratégica para nós, do Grupo RBS, em ouvir a sociedade e seus líderes — afirmou.
Entre os líderes participantes do Conexão Serra estão prefeitos, representantes de Câmaras da Indústria e Comércio, de instituições de ensino, presidentes de entidades e empresários. O grupo foi dividido nos setores Governo, Acadêmico e Sistema S, Sociedade Civil Organizada, Comércio, Indústria e Serviços.
Os participantes se reuniram previamente para construir até três sugestões de pauta referentes a cada setor e que foram apresentadas durante o encontro realizado na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, mediado pelos comunicadores Shirlei Paravisi e Alessandro Valim.
Entre os temas levantados no Conexão Serra, estão a inovação em diferentes esferas; educação; situação de estradas que dão acesso aos municípios; iniciativas para a valorização do turismo; conexão da oferta de ensino com o mundo do trabalho na região; passos necessários para as Cidades mais Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (CHICS); economia circular; reforma administrativa e imposto seletivo do vinho; entre outros (leia mais abaixo).
— A região da Serra tem trabalhado e crescido muito fortemente pelo empreendedorismo. Tem vários pontos colocados aqui que são pertinentes, como a educação. Sem dúvida, olhando para o futuro, queremos que os jovens entrem na universidade com capacidade e tenhamos mão de obra qualificada, além do desafio de reter pessoas e apostando na inovação — destacou o presidente do Transforma RS e da Randoncorp, Daniel Randon.
As sugestões construídas a partir do olhar dos líderes mobilizados pelo Conexão Serra serão encaminhadas às redações do Grupo RBS e aproveitadas conforme critérios jornalísticos e linha editorial de cada veículo.
Olhares voltados ao desenvolvimento
Na abertura do encontro, um vídeo destacou as ações e a cobertura de veículos da RBS para valorizara a força da Serra em diferentes frentes. Em 2023, o Grupo RBS reforçou a conexão com a região com diferentes iniciativas, como inserção de programetes com foco em mercado veiculados no break comercial da RBS TV, realização do Viva Serra Talk sobre turismo e do Painel RBS Notícias, em Bento Gonçalves, sobre o desafio de formar mão de obra especializada.
Compareceram ao Conexão Serra políticos eleitos pela região para que também possam contribuir dando visibilidade e encaminhamento aos assuntos que mais impactam a Serra.
— Temos grandes desafios a serem superados, principalmente no porto de Arroio do Sal, na construção do aeroporto, que são iniciativas que trarão ainda mais desenvolvimento para essa região — destacou o senador Luiz Carlos Heinze (PP).
Representando o governador Eduardo Leite, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, também esteve no encontro.
— Precisamos encontrar soluções, e elas surgem de encontros como este, onde unimos esforços políticos com os do setor privado e juntos encontramos os caminhos que permitam o desenvolvimento das nossas regiões, em especial a Serra — afirmou.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), reforçou a mobilização regional para o desenvolvimento da Serra.
— O que nós acompanhamos hoje é estratégico e fundamental. Precisamos trabalhar a Serra gaúcha, atraindo o turismo para todas as cidades — disse.
Deputados, prefeitos e secretários de outras cidades da região também participaram do encontro.
Confira as pautas apresentadas
Demandas foram apresentadas durante o Conexão Serra:
Setor Governo
- Turismo: destacar as produções locais de vinho e sucos e incentivar a permanência na área rural.
- Estradas: remodelar o trânsito em rodovias federais e estaduais que dão acesso aos municípios da Serra e a reconstrução das pontes que sofreram danos recentes.
- Emprego: oportunidades de capacitação e qualificação de mão de obra, além de cursos profissionalizantes acessíveis
Setor acadêmico e Sistema S
- Educação: mostrar como está a oferta de ensino na Serra e como o ensino se aproxima do mundo do trabalho na região.
- Inovação: que iniciativas são realizadas nas instituições de ensino para estimular a inovação?
- Negócios e mercado de trabalho: como as empresas estão trabalhando diversidade e inclusão, a qualificação voltada a pessoas com deficiência e as relações de gênero e quais impactos da saúde mental no trabalho e políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo.
Setor Sociedade civil organizada
- Cidades inteligentes: iniciativas de inovação que promovem a qualidade de vida na Serra para as Cidades mais Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (CHICS).
- Diferentes públicos: desmistificar a inovação em diferentes públicos como jovens, 50+ e de baixa renda.
- Diferentes setores: inovações em agricultura, indústrias, RH, educação, serviços, entre outros.
Setor privado - comércio
- População de rua: criação de políticas publicas para redução no número de pessoas em situação de rua
- Desenvolvimento sustentável.
- Importações: fim da isenção para as compras de até US$ 50
Setor privado - indústria
- Reforma administrativa e imposto seletivo do vinho.
- Formação técnica de mão de obra: setor entende que há vagas de emprego disponíveis, mas falta formação para o trabalhador.
- Infraestrutura logística: importância de melhorias nas estradas, como a Rota do Sol, e incentivar o aeroporto da Serra Gaúcha e também o entorno do terminal de passageiros.
Setor privado - serviços
- Turismo: cobertura de eventos regionais e municipais, rotas turísticas regionais, captação de recursos via LIC para produtos turísticos.
- Saúde: carência de atendimento médico via SUS, como cardiologia, ortopedia.
- Creches: ausência de escolas infantis para atender mães trabalhadoras.