A liberação da RS-122, entre Farroupilha e São Vendelino, depende da emissão do laudo de um geólogo. A informação é do diretor presidente da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), Ricardo José Peres à repórter Luiza La Rocca da RBS TV. A via, a principal ligação entre Caxias do Sul e Porto Alegre, está bloqueada desde o último sábado (18) por quedas de barreiras. O trabalho de limpeza ocorre entre os kms 41 e 44.
A expectativa de Peres é de que se tudo ocorrer dentro do esperado, o tráfego possa ser liberado na semana que vem, mesmo que parcialmente. Ele explica que houve um deslizamento muito grande de material, e que o laudo técnico permitirá que o trânsito ocorra com segurança.
— Estamos, nesse momento, fazendo a limpeza da pista, retirando a rocha, detonando bolas de pedra que desceram da encosta. Não adianta limpar, tirar o material que caiu e liberar o tráfego, porque pode ser que ainda haja alguma movimentação de terra e a gente só vai fazer isso quando tiver segurança para o usuário — diz Peres.
Ainda de acordo com o diretor executivo da CSG, a tempestade do final de semana ocasionou 14 pontos de desmoronamento somente na RS-122, permanecendo restando atualmente o bloqueio entre Farroupilha e São Vendelino.
No sentido Serra-Capital, a interrupção no tráfego inicia logo após Nova Milano, em Farroupilha. Por conta do bloqueio, a CSG recomenda que a RS-446, por Carlos Barbosa, seja utilizada como alternativa para os motoristas que trafegam nos dois sentidos entre Caxias e Porto Alegre. Além desta alternativa, o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) recomenda o trajeto via BR-116 e RS-452, por Vale Real, que leva até a RS-122, em Bom Princípio.
Veja abaixo os caminhos alternativos que podem ser feitos de Caxias a Porto Alegre.