O financiamento para a construção do Centro Municipal de Proteção Animal foi autorizado pela prefeitura. Na quarta (1º), o prefeito Adiló Didomenico sancionou lei, aprovada na Câmara de Vereadores, que permite que o município adquira um empréstimo de até R$ 8 milhões junto ao Badesul Desenvolvimento – Agência de Fomento-RS para viabilizar a obra.
De acordo com Adiló, com a autorização, o próximo passo do município é encaminhar o projeto à Central de Licitações (Cenlic). A partir disso, inicia-se o rito de contratação de uma empresa para a construção. A expectativa é de assinatura da ordem do início das obras nos primeiros meses de 2024.
O financiamento de até R$ 8 milhões terá 24 meses de carência e prazo para pagamento de 10 anos, com taxa de juros de 3% mais a Selic. O montante será utilizado para a construção do novo canil e a compra de equipamentos.
— O Centro Municipal de Proteção Animal será um espaço adequado para manutenção temporária de cães, gatos e equinos, com o propósito de oferecer tratamento a animais em situação de vulnerabilidade ou vítimas de maus-tratos até serem adotados — explica o secretário do Meio Ambiente, João Uez.
A estrutura de acolhimento
De acordo com o projeto da DCA Engenharia, a área do canil tem 5,3 hectares e está localizada no Travessão Aliança, a 13 quilômetros do centro de Caxias. O acesso é pela pela RS-122, via Estrada dos Romeiros.
A estrutura terá capacidade para acolher 440 cães, 60 gatos e quatro animais de grande porte, contemplando canis coletivos e individuais - estes para cães bravos, idosos, para mães e filhotes, além de gatos. O atual Canil Municipal, em São Virgílio, tem aproximadamente 400 animais.