Oficinas, apresentações culturais e exposições são atrativos para gerar uma experiência imersiva durante a Feira do Jovem Aprendiz, que retorna à Serra depois de três anos. Na próxima segunda-feira (20) e terça-feira (21) a Universidade de Caxias do Sul (UCS) será palco para a terceira edição do evento, que é oferecido pelo Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha.
Com o objetivo de gerar aprendizagem profissional e estimular a contratação de jovens nas primeiras oportunidades do mercado, os dois dias de programação têm atividades como exposição sobre o trabalho feito por de empresas de Caxias e de outras cidades da Serra, além de aprendizados sobre a elaboração de currículos, empreendedorismo, postura no mercado de trabalho, saúde mental e outros temas do meio. As oficinas estão marcadas para ocorrer nas salas do Bloco M da universidade.
Os participantes também serão orientados sobre o encaminhamento de currículos para programas e vagas que estão disponíveis na Aprendizagem Profissional. Atualmente, Caxias do Sul conta com cerca de 3 mil aprendizes contratados, sendo o maior número presente na indústria, seguido de comércio, serviços, transportes, rurais e cooperativas.
— A importância da Feira do Jovem Aprendiz tem a finalidade em divulgar que a Aprendizagem Profissional é um direito para todos os jovens de 14 a 24 anos à profissionalização, como reza a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e o Adolescente. Essa divulgação não é somente importante para o jovem, como também para a família e a sociedade em geral — afirma a coordenadora da aprendizagem e auditora fiscal do trabalho Denise Brambilla González.
A Feira do Jovem Aprendiz é aberta para toda a comunidade, especialmente a área de empresariado. A cerimônia inicial está marcada para ocorrer às 9h30min do dia 20 no UCS Teatro e deve receber representantes nacionais e estaduais dos órgãos da aprendizagem profissional.
Paralelo ao evento ocorre o Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho da Aprendizagem, que reúne cerca de 80 servidores da União. Os participantes são responsáveis por fiscalizar o cumprimento da lei do Jovem Aprendiz e estarão conversando com o público e fazendo visitas em empresas e instituições de Caxias do Sul, com o objetivo de conhecer os programas de aprendizagem que ocorrem em cada uma delas.
— Muito significativo para eles será o de conhecerem os auditores fiscais do Trabalho de outros Estados, com realidades diferentes e a oportunidade desses mesmos auditores conhecerem nossas boas práticas. Os jovens terão esclarecimentos de como ir para uma entrevista de trabalho e como preencher um currículo para ser um candidato. Teremos oficinas também com diretores e coordenadores de escolas municipais para ter em mãos o caminho para os alunos de oitavo e nono ano para serem encaminhados ao mundo do trabalho — reforça a coordenadora.
Programação da Feira do Jovem Aprendiz 2023
Segunda-feira – 20 de novembro
- 9h30min: Abertura
- 11h30min: Apresentação Musical com o Projeto Florescer
- 14h: Apresentação Musical - Jardelino Ramos
- 14h30min: Apresentação Musical - Senat
- 15h: Hip Hop - Murialdo/Casa Fluência
Terça-feira – 21 de novembro
- 9h: Apresentação Musical - Senat
- 14h: Hip Hop - Centro Profissional para a Cidadania Murialdinas
- 14h30min: Apresentação Musical - Senat
- 15h: Piano/teclado - Aprendizagem Murialdo
- 6h: Hip Hop - Centro Profissional para a Cidadania Murialdinas
Oficinas:
Estudantes da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra), com orientação de professores, apresentarão duas oficinas na segunda-feira:
- 15h30 - Oficina de Compostagem
- 16h - Oficina Produção de Mudas
Instituições presentes na feira:
- Agrale – Programa Formar
- Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos – Projeto Promover
- Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra)
- Centro de Formação Profissional Senai Nilo Peçanha
- Senai Mecatrônica
- Ensino Social Profissionalizante (Espro)
- Centro Profissional para a Cidadania (Associação Irmãs Murialdinas)
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac )
- Projeto Pescar
- Instituto Elisabetha Randon – Programa Iniciação Profissional
- Randoncorp – Programa Qualificar
- Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan)
- Marcopolo
- Universidade de Caxias do Sul (UCS)
- Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS)
- Ação Social Murialdo
- Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat)
- Soprano/Instituto Adelino Miotti – Projeto Recriar
- Escola Técnica São Pelegrino
Entidades parceiras e integrantes do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha:
- Ministério do Trabalho e Emprego – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS) – coordenação geral do FAPSG
- Fundação de Assistência Social (FAS)
- Conselho Tutelar de Caxias do Sul
- Prefeitura de Caxias do Sul – Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social/Coordenadoria da Juventude
- Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
- Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase) – Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Caxias do Sul (Case) e Atendimento em Semiliberdade de Caxias do Sul (Casemi)
- 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE)
- Universidade de Caxias do Sul (UCS)
- Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias)
- Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas Caxias)
- Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs)
- MobiCaxias