O título de Capital Nacional dos Parques Temáticos abre a possibilidade para Canela atrair mais investidores e expandir a economia local. A lei federal que confere o título a cidade foi sancionada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin, após o projeto criado pelo deputado federal Bibo Nunes (PL) receber parecer favorável do senador Hamilton Mourão (Republicanos).
Publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29) o processo para a obtenção do título se iniciou em 2020 e não teve outros municípios concorrentes. Uma solenidade, agendada para o dia 8 de dezembro, vai marcar a entrega oficial do documento. A partir disso, a prefeitura vai começar a usar a distinção nas mídias oficiais de Canela.
Além da visibilidade e do potencial de atrair mais visitantes, o principal ganho com a novidade é dar credibilidade para trazer novos investidores, na avaliação do poder público:
— A questão imobiliária está em alta muito em função da atratividade do destino, então beneficia todos os setores. Quando falamos em investidor, não é apenas no atrativo, mas em toda a rede imobiliária, de prédios e comércios. Temos muitos projetos tramitando no (setor de) meio ambiente, então é uma somatória, cria perspectiva — disse o secretário municipal de Turismo e Cultura, Gilmar Ferreira.
A vocação para atrair turistas por meio de parques temáticos começou em Canela na década de 1970. Foram as belezas naturais do interior que deram o ponto de partida para que a cidade começasse a receber turistas com a fundação do Parque Estadual do Caracol.
A partir da chegada de novos investidores, Canela despontou como destino de atrativos que instigam a imaginação de adultos e crianças ao trabalhar com as mais diversas temáticas. Há atrações para todos os gostos. São locais que passam pela história da música, caso do Museu dos Beatles, pelo transporte, com os museus do automóvel e do caminhão e um dedicado exclusivamente ao trem a vapor. Dinossauros, história do Egito antigo e viagens espaciais também estão na lista dos entretenimentos instalados na cidade.
Além dos 22 parques, a secretaria de Turismo calcula que a cidade tenha mais de 50 atrativos. Atualmente, 76% da matriz econômica de Canela vem do turismo o que faz o secretário Ferreira comparar o município, com a cidade norte-americana de Orlando, lar de parques famosos, como o da Disney.
— Nós até falamos que somos uma mini-Orlando. Esse reconhecimento é muito importante porque pode virar um selo. Ele nos dá uma garantia de entretenimento — comentou.