De viagens espaciais a dinossauros, Canela tem atualmente 22 parques que exploram os mais variados temas e atraem anualmente milhares de turistas. O segmento tão bem explorado levou o município a ser reconhecido como Capital Nacional dos Parques Temáticos.
O título, conferido pelo governo federal, foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29), assinado pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin. O projeto de lei do deputado federal Bibo Nunes (PL) foi aprovado na Comissão de Educação na terça-feira (24) e recebeu parecer favorável do senador Hamilton Mourão (Republicanos).
Reconhecida por seus atrativos turísticos e belezas naturais, o investimento em parques em Canela começou em 1973, com a fundação do Parque Estadual do Caracol.
"Somos uma mini Orlando"
Para o secretário municipal de turismo e cultura, Gilmar Ferreira, o título reforça a credibilidade e a perspectiva do município no setor turístico. Incluindo os 22 parques, Ferreira calcula que a cidade tem mais de 50 atrativos. Isso leva o secretário a comparar Canela com a cidade norte-americana de Orlando, lar de parques famosos, como o da Disney.
— Nós até falamos que somos uma mini Orlando. Esse reconhecimento é muito importante porque pode virar um selo. Ele nos dá uma garantia de entretenimento — comenta o secretário.
A lei também fortalece os investimentos da cidade, como observa Ferreira. Atualmente, 76% da matriz econômica de Canela vem do turismo.
— Já temos o investidor, que é o maior capital que poderia se ter dentro de um destino turístico. Ele é o nosso maior ativo. Hoje, o investidor já acredita. A prova é os parques recém-abertos. Estamos também em fase de lançamento da roda gigante. O destino Canela hoje tem perspectiva — conclui o secretário.
Ainda conforme Ferreira, o município celebrará o título com um evento em 8 de dezembro.