Balões e fitas coloridas decoram o comércio de Caxias do Sul para a Black Friday 2023, que ocorre oficialmente nesta sexta-feira (24). Para atrair consumidores, lojistas variam nas promoções oferecendo, por exemplo, dois itens pelo valor de um, produtos pela metade do preço e até mesmo vantagens como brindes após a finalização da compra.
No Centro de Caxias, a jovem Luci dos Santos Ajala, 23 anos, aproveitou a data para consultar e comparar os preços de roupas e, também, dos presentes de Natal. Segundo ela, a Black Friday é o momento ideal para economizar dinheiro comprando os produtos que deseja por preços mais baixos.
— Quando é algo que quero, mas é um pouco mais caro, prefiro esperar pela Black Friday mesmo, porque tem promoções que valem muito a pena. Já estou aproveitando para olhar os presentes também. Estou de folga hoje e aproveitando para andar pelas lojas. Tenho seis sobrinhos para presentear, então é bom pesquisar bastante — afirma Luci.
Para a jovem, o período de Black Friday, que ocorre anualmente na última sexta-feira do mês de novembro, poderia se estender para toda a semana, para dar mais tempo dos consumidores aproveitarem e pesquisarem os preços. De acordo com o presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, cada lojista pode escolher como fazer o período de descontos, podendo antecipar as promoções ou mantê-las até o final do mês.
Também fazendo pesquisa de preços esteve o funcionário público Paulo Camargo, 55, que percorreu as principais ruas da cidade em busca de móveis novos para a casa. Segundo ele, a parte importante da Black Friday é buscar por produtos que sejam essenciais para o consumidor e não "comprar por comprar".
— Eu moro sozinho e estou dando uma pesquisada nos preços da air fryer, também quero ver um jogo de sofá e uma cabeceira de cama para dar uma mobiliada na minha casa. Acho que essa promoção deveria ter duas vezes no ano, uma na metade e outra agora, para nós podermos aproveitar o nosso 13º (salário) com coisas que são necessárias — afirma o consumidor.
Conforme a pesquisa de intenção de compra do consumidor feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL), é esperado um aumento de 17,7% nos negócios fechados na data neste ano. A pesquisa também estima que os consumidores devem gastar R$ 1.272,01 em produtos.
E não são apenas consumidores de Caxias que devem aproveitar os preços na cidade. Para não perder o dia ensolarado que fez nesta sexta, a moradora de Nova Petrópolis Santina Rodrigues de Freitas, 57, também esteve andando pelas lojas do Centro para "dar uma olhadinha" nos descontos disponíveis.
— Eu moro em outra cidade e não vi muitas promoções para a Black Friday como aqui em Caxias, então estou aproveitando para ver os descontos daqui. Não estou procurando nada especial, no momento, só olhando o que as lojas estão vendendo com promoções maiores — afirma Santina.
Diferentes ações de promoções estão ocorrendo em Caxias desde o início de novembro. Conforme o Sindilojas, cerca de 80% dos lojistas aderiram aos descontos. Como não há uma regra que determine que as promoções tenham que termina ainda nesta sexta-feira, é possível que consumidores encontrem itens com preços menores ao longo da próxima semana.