A resistência, o desenvolvimento e as variadas aplicações feitas com o material mais leve e forte do mundo serão apresentados durante a 2ª Feira Brasileira do Grafeno, que ocorre nesta segunda (13) e terça-feira (14), no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O evento, que tem inscrições gratuitas, conta também com o 1º Simpósio de Materiais Avançados e a 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Para se ter ideia das propriedades do grafeno, o material é 200 vezes mais resistente que o aço, superando o diamante, onde uma folha de um metro quadrado pesa 0,0077 gramas e é capaz de suportar até quatro quilos. Além da resistência e leveza, o grafeno também é impermeável, permitindo, por exemplo, alta proteção para itens de segurança como coletes e capacetes. O material é adquirido a partir do carbono.
De acordo com o coordenador da UCSGraphene — primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina —, Diego Piazza, durante a feira os visitantes poderão aprender sobre a origem do grafeno, o processo produtivo de transformação e conhecer fisicamente os produtos que são feitos com o material.
— Um fator importante que estará presente na feira são os produtos confeccionados e disponíveis na nossa região, mostrando que estamos em um cenário de vanguarda mundial no aspecto de desenvolvimento de soluções com o grafeno. Esse é um material muito mais resistente e de confiança, que conta com produtos têxteis, calçadistas, embalagens, peças de indústria naval, colchões, peças de automóveis. É um mercado diverso de produtos feitos com o grafeno — afirma o coordenador.
Para quem não conhece o material, durante a feira poderá aprender sobre os benefícios do grafeno para a cadeia produtiva e, também, para o usuário final de cada produto confeccionado. Além disso, também poderá entender sobre as propriedades térmicas, químicas e físicas, que são melhor potencializadas em relação a produtos convencionais ou aqueles que não são feitos com o grafeno.
— De um modo geral, o grafeno surge dentro da sociedade, para emprestar as propriedades que possui nos mais diversos produtos, que vão de encontro com a necessidade do mercado e dos consumidores. Na feira vamos explicar sobre a entrega dos produtos feitos e os diferenciais de produtos convencionais. Ao mesmo tempo, identificaremos o grafeno entrando em cenários como, por exemplo, na área da saúde, como propriedades bacteriostáticas, que são de extrema importância para a saúde — afirma Piazza.
Consolidação de mercado
Ainda de acordo com o coordenador, a expectativa para a segunda edição da feira é a consolidação no mercado, mostrando a presença forte da região serrana, assim como da UCSGraphene, no ecossistema de inovação desenvolvido ao redor do grafeno.
Além disso, a feira pode servir de incentivo para que sociedade conheça e compreenda a importância da presença local no desenvolvimento do material, que tem ganhado cada vez mais mercado ao redor do mundo.
2ª Feira Brasileira de Grafeno
Organizado pela UCS, UCSGraphene e Zextec Nano, a abertura da feira contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do governador do Estado, Eduardo Leite. O ato inicial está previsto para começar às 9h30min. Também estarão presentes o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Inácio Melo, o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, deputados federais e estaduais, entre outros representantes políticos e empresariais.
Ao todo, serão 28 expositores na segunda edição do evento, mais do que o dobro da primeira, realizada em julho de 2021. São empresas e instituições de diversas regiões do Brasil e também multinacionais, de brinquedos a peças técnicas para a indústria de Defesa Nacional, de tintas a espumas para colchões, de motores a calçados, entre tantas outras aplicações.
Os mais de 12 mil visitantes aguardados terão a oportunidade de conferir dois lançamentos exclusivos de duas marcas expositoras, além de novidades de empresas como Ford, Taurus, Apolo, Vulcabras, Green Innovation, Imobrás, Geoflex, Joappe, Giroplastic, Dobber, Empotech, ZextecNano, Znano, Acquabios, Toigo, Biker, Quality Metalização, Grafimec, Supravel, HM Rubber, Atypical Rochesa Tintas, Keko, Alternativa, Bim Brinquedos e Peter Chemical. Entidades e instituições ligadas ao segmento, como Inmetro e GraNioTer, também estarão presentes.
Mais ciência, tecnologia e inovação
A 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação exibe no evento cerca de 20 estandes ocupados por empresas, hubs tecnológicos de materiais avançados, startups e institutos para promover imersão aos visitantes no universo da tecnologia do grafeno e derivados.
Haverá ainda exposição de produtos e veículos junto ao pátio externo do Ginásio 1, oferecendo mais opções de aprendizado e entretenimento ao público-alvo, formado por empresários, empreendedores, engenheiros, profissionais da indústria, pesquisadores, especialistas em inovação, startups, estudantes, agências reguladoras e comunidade.
1º Simpósio de Materiais Avançados
Novidade deste ano, o 1º Simpósio de Materiais Avançados compartilha com empresários, empreendedores, especialistas em inovação e acadêmicos os resultados e possibilidades do mercado na utilização do grafeno. Ao todo, estarão presentes 12 palestrantes de diferentes estados do Brasil, apresentando cases de sucesso de produtos com o uso de materiais avançados, bem como melhoria de desempenho, processos e aplicações.