Dos 40 relógios digitais previstos para serem instalados em Caxias do Sul nos próximos dois anos, 10 deverão estar em funcionamento até o fim do mês de novembro. O primeiro e único ativo até o momento começou a operar na manhã deste sábado (21) na esquina das ruas Sinimbu e Dr. Montaury, no Centro. O prefeito Adiló Didomenico (PSDB), a vice-prefeita Paula Ioris (PSDB), secretários municipais e vereadores acompanharam o acionamento.
O primeiro relógio foi ligado exatamente às 11h17min e marcava 23ºC de temperatura. Um botão foi acionado para a ativação. O equipamento inaugurado possui um painel em LED que funciona como uma área de divulgação a ser explorada pela empresa Brasil Outdoor Ltda, vencedora da concessão. Além da publicidade paga, o município poderá utilizar uma parte dessa área para campanhas institucionais. A primeira delas será um reforço para a importância da vacinação, principalmente de crianças, que estará nas ruas durante os próximos dias.
Além disso, os painéis poderão exibir alertas de trânsito, obras, chuvas intensas e eventos realizados pelo município. Outra ferramenta disponível neste relógio é internet Wi-Fi gratuita, presente neste e em outros quatro equipamentos futuros.
Para utilizar o serviço, o usuário deverá estar próximo ao relógio, procurar por "WiFi-Caxias" no aparelho eletrônico, aceitar os termos de uso e se conectar. Nesse primeiro momento, os campos para o fornecimento de "e-mail" e identificação são opcionais, ou seja, o usuário não precisa se cadastrar. A reportagem do Pioneiro testou o serviço e conseguiu utilizar a internet de graça.
Do total de relógios, 35 já têm localização definida, enquanto o endereço dos outros cinco poderá ser definida pela concessionária. Além disso, 18 relógios contarão com câmeras de monitoramento que integrarão o sistema de segurança pública.
Na prática, o funcionamento do relógio marca o primeiro resultado para a comunidade das parcerias público-privadas estudadas pela administração municipal desde 2021. Além desse serviço, a manutenção das lâmpadas dos postes de energia, além da concessão de prédios públicos, como a Maesa e os pavilhões da Festa da Uva, estão sendo estudadas.
— A gente comemora muito esse início. É uma primeira apresentação de serviços construídos no âmbito da Secretaria de Parcerias Estratégicas e que traz às ruas o primeiro dos 40 relógios que serão instalados. Um equipamento que contará com dispositivo de medição de temperatura, raio ultravioleta, mensagens institucionais, como bloqueios de via, alerta de chuvas e também com um percentual de faces para o município, com anúncios de eventos e suas promoções — explica o secretário de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha.
A empresa Brasil Outdoor terá que repassar 2,5% da receita bruta mensal ao município, que ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp). O contrato é válido por 20 anos. O diretor de desenvolvimento da concessionária, Thiago Gadelha, participou do acionamento do primeiro relógio em Caxias e destacou o potencial econômico da cidade como fundamental para a parceria:
— Caxias é uma cidade importante, que tem um fomento econômico muito grande. É uma cidade que também demanda do mercado anunciante considerável. Nossa estratégia agora é levar serviços públicos financiados por publicidade para além das capitais e Caxias é a primeira grande cidade que nós conseguimos desenvolver essa parceria.
As primeiras publicidades de empresas privadas deverão aparecer no mês de novembro, quando mais relógios estiverem operando. Por estratégia, o diretor não quis comentar quais empresas firmaram contrato e que deverão expor as suas marcas nos novos relógios.
— São anunciantes nacionais que querem usar a força da mídia fora de casa para conversar com os seus clientes. Locais são empresas que atuam aqui, tanto de indústria, como na área de serviços, sendo esse segmento mais forte —explica.
Profissionais responsáveis pela implantação e suporte estão em Caxias e outras equipes de Porto Alegre poderão auxiliar, inclusive, na manutenção. Uma base da empresa também está sendo montada. O prazo para a instalação de todos os relógios é de dois anos, mas a empresa afirma que tem trabalhado com o município para antecipar o cronograma o máximo possível. A concessionária ressalta, porém, que os equipamentos possuem componentes importados e a entrega depende de fornecedores.