As cinco vítimas de um acidente de trânsito em São Francisco de Paula são veladas desde as 2h30min da madrugada desta sexta-feira (6) no Parque de Rodeios do Saiqui em Canela. O acidente aconteceu por volta das 8h de quinta-feira (5), no km 68 da RS-235.
Conhecido no meio tradicionalista, o motorista Jonas Oliveira de Andrade, 38 anos, estava acompanhado da esposa Leide Angelita Oliveira Camelo, 37, da mãe Joana Maria Oliveira de Andrade, 67, do filho Diego Camelo de Andrade, sete, e da sobrinha Kauany de Andrade Domingos, 15.
A família viajava de São Francisco de Paula a Canela para se preparar para a festa da 15 anos de Kauany, que seria realizada neste sábado (7). A informação é do coordenador da 27ª Região Tradicionalista, Everaldo Dutra. Ligadas ao CTG Querência, de Canela, as vítimas serão sepultadas a partir das 15h30min no Cemitério Municipal do município.
De acordo com informação do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), havia neblina no trecho no momento do acidente, sendo que um caminhão seguia no sentido Canela a São Francisco de Paula e a caminhonete onde estava a família seguia no sentido oposto. Um ônibus transitava em velocidade reduzida e o caminhão teria desviado para a pista contrária, colidindo frontalmente na caminhonete.
Luto nas cidades
As prefeituras de Canela e de Cambará do Sul lamentam a morte da família. Cidade natal de Jonas, Leide, Joana e Diego, o município de Canela emitiu nota de pesar. Eles também homenagearam Jonas, considerado um ícone do tradicionalismo, sendo que como laçador representou a cidade em diversos rodeios pelo Brasil. Já Cambará do Sul decretou luto oficial de três dias pela morte de Kauany. A adolescente estudava na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prudente de Morais, na Vila Unidos.
O CTG Querência também publicou nota lamentando a morte da família de Jonas, considerado "um verdadeiro ícone do tiro de laço em Canela e região". Em função do luto, uma festa campeira de laço, que ocorreria entre a sexta (6) e o domingo (8), foi cancelada. A festividade seria realizada na Cancha dos Rech, no interior de São Francisco de Paula.