O tempo quase não colaborou com a segunda edição do EcoFest, em Caxias do Sul. Quase, porque a instabilidade, que predominou durante o sábado (30) e a manhã de domingo (1º), deu lugar ao sol à tarde, o que garantiu a manutenção do evento.
Foram justamente os primeiros sinais de céu azul que levaram Francine Malicheski e Vinícius Menegolla ao Ecoparque. Quando eles viram que o tempo estava limpando, não tiveram dúvida: pegaram a filha Isabela, o cachorro e o chimarrão e rumaram para o Ecofest.
— Viemos para almoçar e aproveitar, tomar um chimarrão com a família. Eu acho bem legal, podia ter mais seguido — diz Francine, que já tinha participado da primeira edição.
Enquanto a família aproveitava o mate e a conversa nas mesas, Isabela, 10 anos, testava os conhecimentos sobre reciclagem de lixo. No estande da Codeca, ela montava um quebra-cabeças sobre resíduo orgânico e seletivo. Considerou "mais ou menos" fácil.
— Eu separo em casa, mas na escola tem colegas de outros anos que não separam. Tem as lixeiras de metal, papel, plástico e eles misturam — reclama a estudante do quarto ano.
Assim como a família de Isabela, que levou seu animal de estimação, muitas outras estavam com seus pets no início da tarde. Quem estava sem bichinho tinha a chance de adotar um do canil municipal. No espaço da Secretaria do Meio Ambiente, fotos de vários cães e circulando pelo público estava Floki, um vira-lata muito simpático.
— Essa ação é para divulgar a adoção e o canil. Temos mais de 400 animais no canil e realizamos adoção por agendamento. No sábado, foram quatro agendamentos — conta o coordenador de Departamento de Proteção Animal da prefeitura, Paulo Bastiani
O Ecofest, evento que celebra a primavera, segue até as 17h deste domingo no Ecoparque. São promovidas ações educativas, culturais e musicais. Os participantes recebem orientações sobre prevenção à dengue e uma equipe vacina pessoas de 12 anos ou mais contra a gripe e covid-19 (reforço com bivalente). Além disso, tem venda de sucos, vinhos e espumantes e de produtos das agroindústrias da cidade.