Caxias do Sul conheceu no último domingo (1º) os novos membros do Conselho Tutelar do município. Diferentemente dos últimos anos, os 10 escolhidos foram divididos entre o Conselho Norte e o Conselho Sul, por meio de sorteio. São cinco servidores para cada região. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), responsável pelas eleições, divulgou ainda a ordem dos suplentes (veja abaixo).
O Conselho Norte, assim, será representado por Evandra Pellin, Karen Finger, Marjorie Sasset, Maurício da Silva Abel e Rodrigo Barbosa, o Digão. Enquanto isso, o Conselho Sul terá os servidores eleitos Adriano Gomes Morandi, Profe Daiane Torres, Dai Cruz, Priscila Vilasboa e Rafael Neques Machado.
Como explica a presidente do Comdica, Ana Maria Pincolini, o sorteio foi uma novidade desta edição, definido por lei municipal. Ana Maria explica que, como a partir de 2019 não há mais limites de mandato para o Conselho, a alternância torna-se importante para atuação ampla dos conselheiros em toda a rede. Anteriormente, o mais votado ia para o Sul, o segundo para o Norte, e assim por diante.
— Digamos que tu tenhas uma pessoa na cidade que sempre fica em primeiro lugar, que se destaca muito. O que tu fazias era amarrar a pessoa sempre no mesmo conselho. É saudável a alternância — explica a presidente do Comdica.
Participação maior
Em comparação com 2019, mais eleitores participaram do pleito em Caxias este ano. Foram quase 11 mil pessoas, contra 8,2 mil das eleições anteriores. Mesmo assim, o número ainda representa uma pequena parcela dos eleitores aptos no município: apenas 3,14% dos cerca de 343 mil.
Os suplentes
A ordem dos suplentes é definida pelo número de votos nas eleições. Os suplentes são:
- Marielle Munari (392 votos)
- Rita Elisabete (382 votos)
- Wagner Padilha (326 votos)
- Jeferson Morais (293 votos)
- Karine Gama (288 votos)
- Josué Orian (280 votos)
- Ana Lúcia Grandi (196 votos)
- Josi Meller (109 votos)
- Magda Juliana De M. Boff (94 votos)
- Medianeira Zaltron (93 votos)
- Jeferson R. Menin (64 votos)
- Valdnéia Borges (Val) (59 votos)
- Janaína dos Ouros (40 votos)