Imagine estar viajando de madrugada, em uma estrada escura, sem sinal de internet ou de celular, e ter que fazer uma parada forçada por conta de uma árvore caída na via. Foi essa a situação enfrentada por alguns motoristas neste sábado (23), por volta de meia-noite, na BR-470, em Bento Gonçalves.
Mas o que tinha tudo para ser uma experiência desagradável, acabou em um espetáculo inusitado, com a contribuição de membros do coral italiano Passione Di Cantare, do município de Casca. O grupo voltava de um encontro de corais que ocorreu naquela tarde, em Farroupilha. Durante o retorno à região norte, se deparou com o bloqueio e foi avisado pela Polícia Rodoviária Federal que levaria cerca de uma hora para o trânsito ser liberado.
— O micro-ônibus em que a gente estava ia ter que ficar ligado para manter o ar condicionado funcionando. Aí, para não ficar ligado durante tanto tempo, achamos melhor descer e ficar na estrada — conta Douglas Zabot, maestro do coral, que completa:
— Tive a ideia de fazer um ensaio com o grupo, porque imaginei que as pessoas que estavam nos carros deveriam estar nervosas pela situação. A música poderia ajudar o tempo a passar mais rápido.
Foi então que a cantoria começou. O grupo fez um ensaio por cerca de 45 minutos. Marilene Nardi Huffner, integrante do Passione Di Cantare há 10 anos, falou com empolgação sobre a apresentação na estrada:
— Começamos a cantar na escuridão, aí o micro-ônibus acendeu as luzes para iluminar a gente. Foi tão divertido que nós mesmos nos surpreendemos, foi muito bom.
Alguns motoristas que aguardavam nos carros, resolveram conferir bem de pertinho. O Gean Ghellere é um deles. Para o jornalista, que viajava com destino a Vila Flores, a espera foi divertida e inesquecível:
— Animou a galera, porque antes o pessoal estava nervoso, buzinando. E o grupo só queria cantar e celebrar a vida. Isso foi o máximo.
O trânsito foi liberado após pouco mais de uma hora de espera, segundo os relatos. E, por volta das 2h, o grupo chegou em Casca.