Com a chegada da primavera, às 3h50min deste sábado (23), os dias passam a ser mais longos e as noites mais curtas. O sol deverá nascer um pouco mais cedo e se pôr um pouco mais tarde todos os dias até o solstício de verão, quando é registrado o dia solar mais longo e a noite mais curta do ano.
Segundo a professora Eliana Klering, da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Hemisfério Sul, do equinócio de primavera até o solstício de verão, o dia aumenta em torno de dois minutos por dia, divididos entre o nascer e pôr do sol.
Mas a estação mais florida do ano começou com tempo nublado e chuva nas cidades da serra gaúcha. Inclusive, a região recebeu alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) para perigo de tempestades para este sábado. A previsão inicial, que era de calor, não se confirmou.
Nos próximos dias, a chuva se mantém. Em Caxias do Sul, o domingo terá chuva e temperaturas entre 18° e 28°. Na segunda (25), a chuva continua e a temperatura cai para mínima de 17º e máxima de 23º. Bento Gonçalves também terá chuva, com mínima de 16°e máxima de 29º, no domingo. A segunda-feira terá miníma de 15° e máxima de 24°.
Em Gramado, na região das hortênsias, a previsão de chuva se mantém e as temperaturas ficam na casa dos dois dígitos. No domingo, a mínima será de 16° e a máxima de 28° e na segunda, a mínima prevista é de 15° e a máxima de 23°.