Neste sábado (23), a partir das 3h50min, o inverno se despede para a chegada da primavera e, com ela, chuvas acima da média e temperaturas altas estão previstas para a nova estação. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o clima sofre a interferência do fenômeno El Niño, ocasionado pelo aquecimento anormal da superfície do Oceano Pacífico tropical.
— O impacto do El Niño deve ser direto e prolongado ao longo da estação, já tivemos o reflexo desse fenômeno neste mês de setembro e pode continuar acontecendo nos próximos meses, com esse contraste térmico. O ar vai estar muito aquecido e o calor será acima do normal na região norte do Estado, incluindo a Serra — explica o meteorologista Marcelo Schneider.
Conforme a previsão realizada pelo Inmet, os volumes maiores de chuva para a estação estão concentradas nos meses de outubro e novembro, onde há possibilidade de uma maior variação da temperatura e de chuvas volumosas.
— Mesmo na primavera, eventualmente, podem ocorrer entradas de ar frio vindas do sul e, quando elas entram em contato com o ar quente, causam instabilidade, com chuvas muito volumosas e intensas e possibilidade de granizo, o que é bem característico do El Niño, deixando as temperaturas mais amenas, mas ainda acima da média na Serra — ressaltou
Previsão do tempo para o final de semana
Em Caxias do Sul, neste sábado (23), o primeiro dia da primavera será de calor. Segundo dados da Climatempo, as temperaturas podem variar entre 20°C e 30°C, o tempo será de sol e aumento de nuvens pela manhã, com pancadas de chuva previstas para a tarde e a noite. No domingo (24), há previsão de sol pela manhã e pancadas de chuva durante a tarde, com máxima de 27°C.
Em Bento Gonçalves, o final de semana será de instabilidade. No sábado (23), a temperatura máxima será de 31°C e, a mínima, de 18°C. Já no domingo, a temperatura máxima será de 28°C e, a mínima, de 17°C. Durante os dois dias há previsão de pancadas de chuva.