Uma nova plataforma lançada nesta quinta-feira (6) tornará mais acessível a moradores de Caxias o acesso a dados e indicadores da gestão dos serviços do município. Chamada de Observa Caxias, a iniciativa disponibiliza inicialmente informações a respeito da área da saúde, mas será complementada aos poucos com dados de outras 14 divisões da administração.
Liderada pelo Escritório de Dados da prefeitura, a plataforma reúne as informações em forma de gráficos e mapas interativos, facilitando a visualização e interpretação dos dados. Segundo a prefeitura, ela facilita a tomada de decisões e a criação de políticas públicas. Os indicadores, contudo, também estarão abertos a toda a população, por meio do site da prefeitura.
Entre as informações disponíveis estão acompanhamento dos planos de governo, metas dos Planos Plurianuais (PPA) e das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO), indicadores de desempenho por temas, indicadores de desempenho por Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e mapas temáticos com dados georreferenciados.
Conforme a coordenadora do Escritório de Dados, Suane Moschen, o objetivo da plataforma é tornar as informações da administração mais visíveis, reunindo dados de diversas áreas que muitas vezes existem, mas não estão padronizados.
— Às vezes existem dados muito internos nas secretarias e precisamos ter um nível de padronização. Esse é o salto que tem que se dar no serviço público — destaca.
Para que haja uma uniformidade na produção e abastecimento dos dados, o Escritório do Dados deve capacitar os servidores do município. Além disso, também se trabalha em um projeto de lei com o objetivo de criar a governança pública municipal, que irá regrar o funcionamento do escritório, garantir o abastecimento do Observa Caxias independentemente de quem ocupa o governo e organizar o mapeamento de processos de gestão.
O sistema foi desenvolvido com o auxílio do laboratório City Living Lab, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), responsável pela forma de organização dos dados. Ele reúne em um único ambiente indicadores gerais e abertos, como mortalidade infantil, metas de serviços da gestão pública e plano de governo.
— O objetivo da plataforma nada mais era do que fomentar uma cultura de dados para conhecimento do cidadão — relata a professora e coordenadora do laboratório, Ana Fachinelli.
A plataforma pelo site da prefeitura de Caxias pode ser acessada clicando no link "Observa Caxias". Dentro do sistema, basta ir em "plano de governo", "plano de metas" ou na área temática de interesse. A página também conta com link para o GeoCaxias, mapa oficial e interativo da cidade que já estava disponível e apresenta informações geográficas do município, incluindo terrenos e loteamentos.