A família da pequena Júlia Cavagnoli, oito anos, precisa de ajuda para custear o tratamento com uma medicação avaliada em R$ 45 mil. A moradora do bairro Chácaras, em Garibaldi, foi diagnosticada em março deste ano com Leucemia Mieloide Aguda (LMA) e, logo, uma campanha foi realizada para encontrar doadores para um transplante de medula óssea. O doador foi encontrado, mas para que a cirurgia ocorra é necessário que o quadro de leucemia tenha uma redução.
— É raro acontecer, mas foram encontrados 22 doadores compatíveis com a Júlia. Porém, ela precisa estar com os níveis de câncer zerados na medula para fazer o transplante. As quimioterapias fazem esse trabalho, mas, no caso dela, está aumentando cada vez mais, o que não pode acontecer para a realização da cirurgia — explica Kelin Lorenzetti Bedin, madrasta de Júlia.
Segundo a família, o medicamento será inserido no tratamento com a quimioterapia, na tentativa de zerar a produção das células cancerígenas na medula. Júlia estava internada no Hospital Geral, em Caxias do Sul, e precisou ser transferida para o Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, em isolamento.
— A última aplicação da quimioterapia não surtiu resultado e ela precisou ser encaminhada para Porto Alegre. E serão necessárias quatro aplicações dessa medicação de R$ 45 mil, que o SUS (Sistema Único de Saúde) não cobre. Estamos correndo contra o tempo — afirma Kelin.
Para custear o tratamento, uma vaquinha online foi aberta e as doações, de qualquer valor, podem ser realizadas pelo link. Também é possível ajudar entrando em contato pelos telefones (54) 99959-6467 ou (51) 99347-4967.
A doença
A leucemia, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).