Imagens de um poderoso felino que vive na Serra gaúcha foram divulgadas pela Floresta Nacional (Flona) de São Francisco de Paula, nesta quarta-feira (30). O motivo para compartilhar o vídeo de um puma, também conhecido como leão-baio ou onça-parda, é uma forma de aderir à campanha Semana da Suçuarana (outro nome do bicho encontrado em inúmeras regiões do Brasil). A data, celebrada de 24 a 31 de agosto, é um apoio a atos que buscam a conservação e proteção da espécie. As imagens foram captadas em diferentes épocas.
— A nossa participação é como unidade de conservação mesmo, tanto mantendo o ambiente para as espécies como mantendo as estruturas para os pesquisadores poderem fazer o seu trabalho. A gente também faz os registros, mas não divulgamos muito não é? Mas em uma semana especial, a gente resolveu fazer uma divulgação — explica a analista ambiental Edenice Ávila de Souza.
A iniciativa é do Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado. Edenice explica que a campanha busca reforçar o papel das unidades de conservação, que além da fauna, protegem também a flora e recursos hídricos.
O monitoramento de espécies, geralmente com armadilhas fotográficas, faz parte desse trabalho. A equipe da Flona de São Chico acrescenta que as informações coletadas auxiliam nas ações de proteção.
As imagens do puma mostram como é a rotina de um felino de hábitos solitários e territorialistas. Geralmente, a espécie tem mais atividades noturnas, mas pode ter circular durante o dia.
— Ela (espécie) circula durante o dia também, conforme a necessidade de buscar abrigo ou alimento. É um animal de hábitos mais noturnos e fica só na moita. Se se sente que está protegida, que está num ambiente seguro, ela vai circular — relata Edenice.
Ainda conforme a equipe da Floresta, o puma sofre ameaças por conta da caça e redução do habitat, o que dificulta a mobilidade e alimentação. De acordo com a Lista de Fauna Ameaçada do RS, a espécie está classificada como Em Perigo (EM).