Um ano após a retomada, as obras de conclusão da BR-285, em São José dos Ausentes, entraram na etapa mais abrangente dos trabalhos. As equipes do consórcio responsável pela construção dos últimos oito quilômetros da rodovia no lado gaúcho iniciaram a terraplenagem do trecho que vai receber o leito da estrada. Até então, o foco do trabalho era em pontes e na preparação do canteiro de obras.
A etapa teve início após a autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O solo será preparado em um trecho de 8,3 quilômetros, entre os kms 45,7 e 54,05, que vai do acesso a São José dos Ausentes à divisa com Santa Catarina. A rodovia terá pista simples, com duas faixas de tráfego de 3m50cm cada e acostamentos de dois metros em cada lado. O pavimento será em concreto, e a velocidade máxima prevista é de 80 km/h.
Além da pavimentação, o projeto prevê ainda uma ponte de 400,4 metros de extensão sobre o Rio das Antas e duas intercessões em acessos a São José dos Ausentes, além de outro entroncamento com a RS-020. Conforme a equipe responsável pela gestão ambiental das obras, o projeto da ponte está em fase final de aprovação, embora já haja preparação para o início da construção.
Outras duas travessias previstas, contudo, já avançaram no período de um ano. Uma delas, no km 51 foi concluída, enquanto a outra, no km 49 está na fase de fundações. A conclusão da estrada prevê ainda a implantação de 20 bueiros, dos quais dois estão em andamento, e três passagens subterrâneas para a fauna.
— É uma vitória que dará um novo rumo para nossa região. Rodovias de integração regional como é o caso da BR-285 são "vitamina pura na veia" da economia dos municípios lindeiros — comemora Jaziel de Aguiar Pereira, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bom Jesus e articulador da mobilização da região pela conclusão da rodovia.
A conclusão dos oito quilômetros está orçada em R$ 72 milhões e prazo de execução é de cerca de dois anos e meio. Os recursos foram captados a partir de diversas fontes, inclusive emendas parlamentares.
Histórico
Além de ajudar a escoar a produção do Estado quando estiver concluída, a BR-285 vai formar um corredor estratégico, cruzando todo o Rio Grande do Sul. Do entroncamento com a BR-101, em Araranguá (SC), até São Borja, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, são 744,3 quilômetros de rodovia.
Na cidade gaúcha, a estrada se conecta com a Ruta Nacional 14, na Argentina, através da Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai. A partir daí, é possível cruzar o país vizinho e chegar ao Chile, permitindo uma ligação rodoviária entre o porto de Imbituba, em Santa Catarina, e o porto de Antofagasta, no país andino.
A última inauguração de um trecho pavimentado da BR-285 na Serra ocorreu em 2010, quando foi entregue o acesso a São José dos Ausentes. De lá para cá, problemas com licenciamento ambiental e desistência da empreiteira responsável pela obra, além da falta de recursos, impediram o andamento do projeto. O resultado foi a falta dos oito quilômetros de asfalto, que mobiliza a comunidade desde 2016, para que seja solucionada. O contrato para o término da rodovia foi assinado em 2021, mas as primeiras obras começaram em 2022 porque havia prazo de um ano para elaboração de projetos.