Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (14), a prefeitura de Caxias do Sul anunciou a abertura de 70 leitos no Hospital Geral (HG). Reunidos no Salão Nobre do Centro Administrativo, representantes do poder público e da instituição de saúde assinaram o contrato de prestação de serviço para ativação das vagas hospitalares.
Os novos leitos vão funcionar tanto no prédio atual quanto na estrutura nova, que foi entregue em 28 de abril deste ano, após nove anos de obras. O edifício de sete andares fica ao lado do atual prédio do HG e é totalmente voltado ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Caxias do Sul e de outros 48 municípios. O contrato foi assinado oficialmente na sexta-feira (11), mas devido à importância e ao simbolismo da ativação dos leitos, o ato ocorreu nesta segunda.
Durante a solenidade, tanto a prefeitura quanto a Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), que é a mantenedora do HG, afirmaram que a conclusão da obra representa um símbolo do esforço coletivo dos governos estadual e municipal e da sociedade de Caxias do Sul.
Cronograma
O diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira, ressalta que é um momento único para a história da saúde na região. Ele explica que, dos 70 leitos, 55 são novos e 15 reativados na estrutura atual do HG. A partir da terça-feira (15), começa a transferência dos pacientes da UTI Adulto, que hoje está no 5º andar do prédio antigo, para o novo prédio. Assim, a partir do dia 22, será possível reativar 15 leitos no prédio atual que foram fechados na época da pandemia, quando começou o atendimento aos casos de covid-19.
— Na semana seguinte, a gente traz a UTI pediátrica, que está também no prédio antigo para o novo, abrindo mais 12 novos leitos adultos na atual unidade, e posteriormente, em setembro, os 27 leitos de enfermaria e mais os 10 novos leitos de UTI neonatal. É um cronograma que a gente está tendo muito cuidado para garantir sempre a qualidade e a humanização no atendimento — destaca.
A ativação dos leitos foi possível com o repasse do governo federal para custear o funcionamento do novo prédio do HG. A obra, por sua vez, foi finalizada com recursos do governo do Estado, emendas parlamentares, contribuições das prefeituras de Caxias e de Boa Vista do Sul, além de doações da comunidade.
— Lembrando sempre e agradecendo a todos pela parceria que foi feita no Ministério da Saúde, foram mais de 20 representantes da nossa região, do poder político, das empresas, do nosso Conselho Municipal de Saúde, fomos lá, mostramos a necessidade para a região. O ministério conseguiu chegar em R$ 53 milhões que é um valor histórico na saúde pública do Estado. Agora nós abrimos essa parte. Depois de colocar o avião no cruzeiro, a gente vai tentar buscar o resto dos recursos — afirma Junqueira.
O diretor ressalta ainda que o hospital está em fase de recrutamento de equipes para atuar nos novos leitos abertos.
— A gente está trabalhando, está com a equipe toda de recrutamento de seleção, agora selecionando os profissionais. A gente tem que sempre falar que são várias categorias, são enfermeiros, são técnicos, são psicólogos, enfim, uma equipe multiprofissional que está sendo contratada e treinada neste momento. Estamos falando num grupo de aproximadamente 170 pessoas entre esses diversos profissionais.
Secretária ressalta conquista para a rede pública de saúde do município
A secretária de Saúde de Caxias, Daniele Meneguzzi, ressaltou que desde a abertura do HG, a cidade não registrava um aumento expressivo de vagas hospitalares. Ela afirma que devido à importância do assunto para a rede de saúde pública, o contrato que estava previsto para ficar pronto na sexta-feira (18), foi antecipado porque tramitou em tempo recorde:
— Com esse aditivo de mais de R$ 53 milhões do Ministério da Saúde, que é fruto de esforço de muitos da nossa cidade, nós vamos ter 70 novos leitos. É algo inédito essa verba, e temos que reconhecer, porque a gente vê esse recurso indo para outras regiões, e dessa vez veio para Caxias do Sul.
Ela ressalta que a ativação qualifica o atendimento na rede:
— Esses novos leitos vão melhorar muito o acesso dos pacientes que precisam de uma internação hospitalar. O Hospital Geral é uma referência no país,e a gente olha para aquela obra e pensa: isso tudo é para o SUS. Então, é uma conquista muito sonhada, muito desejada, pela qual nós batalhamos de forma muito séria, muito presente, já que o aumento do número de leitos é uma necessidade já bastante antiga da nossa cidade e da nossa região. É um atendimento integral ao nosso paciente, que tanto precisa e que merece o que há de melhor.
Conselho de Saúde também comemora abertura dos leitos
O presidente do Conselho de Saúde, Alexandre Silva, ressalta que a ativação dos leitos é um passo importante para o atendimento pelo SUS, e que pode reduzir o tempo de esperar nas unidades de pronto-atendimento do município.
— É uma conquista de muitas mãos, com resultado importante que vai chegar, que é o atendimento SUS humanizado, para todas as pessoas que esperam de 10, 15, 20 dias um leito hospitalar, principalmente na UPA Central e na UPA da Zona Norte. Vai desafogar esse atendimentos nas unidades. Não é a solução para todas as nossas demandas, mas é importante para reduzir o tempo de espera da fila de leitos hospitalar, não só de Caxias, mas também da região Macro Serra.