Em um início de noite atípico para o inverno de Caxias do Sul, dezenas de fiéis percorreram rua do bairro São Pelegrino em uma procissão luminosa para celebrar o aniversário de 70 anos da Igreja, um dos símbolos caxienses. Após a missa das 18h30min desta sexta-feira (4), com santuário lotado, os religiosos deixaram lentamente o local com velas e celulares em mãos para a peregrinação.
Os fiéis percorreram a Avenida Rio Branco, dobrando na Rua Machado de Assis, a Rua La Salle e retornando à Avenida Itália, dando a volta na quadra da Igreja, com os símbolos da Cruz e do Padre Gioardani, que esteve à frente da construção do santuário.
Durante o trajeto, os padres Tadeu Libardi, Oscar Chemello e Mário Pedroso agradeceram aos fiéis pela participação comunitária, liderando orações e cânticos. Em frente à igreja, abençoaram o templo com os fiéis. Além disso, houve homenagens para os sacerdotes, já que esta sexta-feira também marca o Dia do Padre.
Quem participou do ato foi Márcia Iob, 49 anos, que acompanhou a filha Maria Clara, 11, aluna da catequese. Além de celebrar o símbolo da comunidade e de Caxias, Márcia lembra que a procissão também é momento de agradecer pelo bem maior: a vida.
— Eu acho que a gente precisa agradecer sempre. O fato de acordar todos os dias é motivo de agradecer — reflete Márcia.
As celebrações seguem com atividades no final de semana. Duas visitas guiadas ocorrem no sábado, às 10h e às 18h. Elas têm uma hora de duração cada, passando pelo interior da igreja e o Memorial de Pedra, no subsolo. Depois, no domingo (6) ocorre a homenagem ao padroeiro e ao aniversário da Igreja. Em seguida, o almoço no salão paroquial é servido. Os ingressos estão esgotados.