Um dos equipamentos novos da academia pública do Parque dos Macaquinhos, em Caxias do Sul, foi depredado antes mesmo de ser inaugurado. O aparelho, que custa cerca de R$ 4,5 mil, foi encontrado vandalizado nesta segunda-feira (14). Ele estava entre as novidades para atividade física que foram doadas por uma empresa de Passo Fundo.
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Gabriel Citton, o equipamento foi instalado no final do mês de julho e seria utilizado para atividades de calistenia (método de treinamento que utiliza o peso do próprio corpo para trabalhar a força e a resistência). Ao todo, foram nove aparelhos novos doados pela empresa Fitcamp, que custam, juntos, R$ 50 mil.
—A inauguração seria nos próximos 15 dias. É uma pena isso ter acontecido, nem chegou a ser inaugurado e já foi vandalizado, uma pena mesmo — lamenta o secretário.
Segundo o CEO da Fitcamp, Marcel Muscops, essa foi a primeira vez que a empresa fez doações ao município. Os equipamentos repassados compõem uma academia acessível, sem a necessidade de dois tipos diferentes de aparelhos para atender o público geral e, também, pessoas com alguma deficiência física.
— Ficamos bem chateados com essa situação, porque foi um presente ao município. Essa academia é um projeto de acessibilidade para todos. Além de possibilitar que pessoas com deficiência visual, nanismo, cadeirantes ou idosos se exercitem, ela tem uma placa instrutiva com QR Code. Por lá, as pessoas conseguem acessar vídeos com instruções para usar os equipamentos. Então, ficamos realmente bem tristes por ter ocorrido esse ato de vandalismo — conta o CEO.
Conforme o secretário, é essencial que os moradores do município cuidem dos equipamentos para que o próprio dinheiro público, que pode ser usado para outras melhorias, não tenha que ser aplicado em itens novos.
— É preciso que cuidem dos equipamentos e que não aconteça esse tipo de vandalismo. Nesse caso quem vai custear é a empresa, mas existem outras coisas onde o município faz esse conserto e esse dinheiro sai do contribuinte. Por isso pedimos que todos cuidem — pontua Citton.
O equipamento foi encaminhado para a empresa que fez a doação e deve passar por conserto. Conforme o CEO da Fitcamp, a expectativa é de que até a próxima terça-feira (22) o equipamento já tenha sido consertado e esteja pronto para ser devolvido ao município.