Reduziu para cinco o número de municípios da Serra que contam com a coleta de leite materno em casa, que surgiu em uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e o Banco de Leite do Hospital Tacchini durante o período da pandemia do coronavírus, em razão da inviabilidade do deslocamento das mães até o hospital. Para se ter uma ideia, no ano passado o serviço estava disponível em todos as 49 cidades da região. Em janeiro de 2023, no entanto, ocorreu a mudança devido à baixa demanda por parte dos municípios e pelo número elevado de ocorrências atendidas pelos Bombeiros.
A corporação, hoje, realiza a coleta do leite materno semanalmente em Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Já o Hospital Tacchini viabiliza o serviço em Caxias do Sul e Farroupilha. A queda na procura pelo serviço decretou a delimitação da área de atuação, conforme o capitão dos Bombeiros de Bento Gonçalves, Gustavo Kist. Ao todo, em 2022, foram feitas 422 coletas, totalizando 549 litros de leite materno. Neste ano, até o momento, foram 215 coletas, com 334 litros de leite.
Todas as mulheres que amamentam são possíveis doadoras de leite materno. Elas devem fazer contato com o Banco de Leite para saber se cumprem com todos os requisitos, como ser saudável, não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação e estar com uma relação de exames em dia. Após esta etapa, recebem orientações sobre como armazenar o leite e, só assim, agendam a coleta do alimento.
Para quem reside em Bento Gonçalves, é possível fazer a doação no próprio Banco de Leite, localizado junto ao Hospital Tacchini, na Rua Dr. José Mario Mônaco, no centro da cidade. O Banco de Leite atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (54) 3055-0303 ou pelo WhatsApp (54) 99237-1842.