Um apagão nacional deixou diversas cidades sem energia elétrica na manhã desta terça-feira (15). Na Serra, pelo menos sete municípios registraram falta de luz a partir das 8h20min. Há registros de problemas no fornecimento em Caxias do Sul, Farroupilha, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Veranópolis, Garibaldi e Nova Prata.
Em Caxias do Sul, moradores dos bairros Centro, Cruzeiro, Bela Vista, Lourdes, Jardim Eldorado, Serrano e Presidente Vargas relataram problemas no fornecimento de energia. Na área central também foram registrados problemas no trânsito com os semáforos desligados. Na região do Serrano, a falta de luz durou cerca de vinte minutos. Segundo a Secretaria de Trânsito de Caxias, a situação normalizou logo em seguida.
Também há relatos de que mercados no Centro ficaram com os caixas parados por causa do vai-e-vem da energia elétrica. O presidente do Sindigêneros (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do sul), Volnei Basso, não tinha levantamento de transtornos no setor. No entanto, no estabelecimento dele no bairro Cruzeiro, 14 câmeras de vídeo deixaram de funcionar devido à falta de energia.
Em Bento Gonçalves, os relatos foram de falta de energia na área central da cidade. Alguns moradores da Serra também relatam perda do sinal de internet.
A RGE informa que o desligamento ocorrido nesta manhã ocorreu em função de "uma instabilidade no sistema interligado nacional. Essa instabilidade causou interrupção para 447 mil clientes em diversos municípios atendidos pela RGE". Já a CPFL informa que "registrou, na manhã desta terça-feira, 15, desligamento no Sistema Interligado Nacional (SIN), que é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), ocasionando interrupção para parte dos clientes das quatro distribuidoras, CPFL Paulista, Piratininga, Santa Cruz e RGE. A CPFL esclarece que todos os clientes foram restabelecidos e aguarda maiores informações do ONS referente a causa".