A Universidade de Caxias do Sul (UCS) abriu inscrições para interessados em fazer parte de um cadastro para testadores de jogos eletrônicos antes de seu lançamento. A ação é inédita em Caxias e oportuniza aos jogadores conhecer em primeira mão as novidades desenvolvidas pelos estúdios brasileiros de jogos e poder contribuir com melhorias para os games.
A iniciativa é do Laboratório de Garantia de Qualidade de Jogos Digitais da UCS, criado em 2021 com recursos do Programa GameRS, do governo estadual. Os selecionados para os testes serão responsáveis por experimentar jogos eletrônicos, verificar as diversas funcionalidades planejadas e, como os testes serão acompanhados por profissionais da área de Jogos Digitais, conhecerão processos e tecnologias usadas no desenvolvimento dos games.
De acordo com o coordenador do laboratório, professor Marcelo Luis Fardo, os testes são feitos para, principalmente, detectar possíveis erros de programação, questões de design ou de acessibilidade, e também preferências de estilo ou de engajamento. O objetivo é elevar a qualidade do produto, melhorando a competitividade dos estúdios de jogos brasileiros no mercado mundial.
— É um laboratório de prestação de serviço para os estúdios e que, pela primeira vez, seleciona esse público para contribuir com o desenvolvimento desses jogos. Essa etapa será de testes de aceitação, que é um dos vários tipos de ensaios feitos antes de lançar um produto no mercado. Os testes são muito importantes e ocorrerão de acordo com a demanda do mercado — explica o professor.
Qualquer pessoa pode se inscrever e participar dos testes. Mas, segundo Fardo, a preferência é justamente atrair um público que desconhece o mundo dos games:
— A ideia é justamente ter opiniões de quem não entende nada de jogos, ter acesso a uma visão que não está habituada a esse mundo. Abrir o cadastro busca ter diferentes perfis. Um determinado estúdio pode, por exemplo, buscar opiniões apenas de meninas e é esse o público que vamos chamar para testar determinado game.
Os cadastrados serão acionados de acordo com demanda e possibilidade de cada sessão de testes, previamente agendada. A adesão é voluntária e todos receberão certificado de participação, válido como horas complementares. Clique aqui para se inscrever.
Os testes poderão ser realizados no turno da manhã e da tarde, e os candidatos não serão, necessariamente, selecionados para todos os testes. Os testes presenciais ocorrerão no Bloco 71, sala 200, da UCS.
Apesar de contar com estrutura para aprendizado, Fardo explica que a Serra ainda é iniciante na produção de jogos eletrônicos, na contramão do Rio Grande do Sul, que é um dos estados que mais desenvolvem games no país.
— Há um buraco enorme e oportunidades a serem exploradas nesse mercado aqui na região — enfatiza.