Duas instituições de Ensino Superior gaúchas foram aprovadas no edital 02/2021 da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Rio Grande do Sul e poderão criar laboratórios para garantia da qualidade de jogos digitais. O chamamento público está vinculado ao Programa Game/RS, criado para contribuir com o desenvolvimento do setor de jogos eletrônicos no Estado, e irá beneficiar a Universidade Feevale e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) com um recurso financeiro de R$ 404 mil para cada.
Com o valor, o curso de Jogos Digitais da Feevale, por meio do Laboratório de Objetos de Aprendizagem, poderá tirar do papel a proposta de implantação do Laboratório de Quality Assurance (LabQA), que será voltado ao controle e à garantia da qualidade em games. Inicialmente, a ideia é que o espaço desenvolva e ofereça serviços para as empresas do Rio Grande do Sul e, depois, para o mercado nacional.
Cleber Prodanov, reitor da instituição, destaca que a criação desse laboratório contribuirá para a qualidade de jogos eletrônicos a partir dos testes adotados pela Feevale, onde serão prevenidos erros e falhas funcionais do produto final. Ele também afirma que a iniciativa beneficiará estudantes, professores e profissionais que estão atuando nesse setor, inclusive nas empresas ligadas ao Feevale Techpark.
De acordo com a Feevale, o fomento estabelecido no edital permitirá qualificar recursos materiais e humanos para a oferta de diferentes serviços na área. O Laboratório de Quality Assurance (LabQA) começará a operar no segundo semestre de 2022, de início com a validação de metodologias para controle e garantia de qualidade de games. Os interessados já podem entrar em contato pelo e-mail labqa@feevale.br ou loa@feevale.br.
Para a Universidade de Caxias do Sul, a implantação do seu Laboratório de Garantia de Qualidade (UCSLabQA) representa um próximo passo para o desenvolvimento e consolidação de um ecossistema de criação de jogos no RS. Segundo o professor Marcelo Luís Fardo, coordenador dos cursos de tecnologia em Jogos Digitais e bacharelado em Criação Digital, e do projeto submetido ao edital, o objetivo é que o espaço sirva para pesquisa e prestação de serviços, de modo a potencializar a qualidade final dos games desenvolvidos por empresas da região, do Estado e do Brasil.
Além de atuar na consultoria de garantia de qualidade para empresas de jogos, focando tanto na área técnica quanto no design, o laboratório pretende promover melhorias contínuas por meio da pesquisa e do desenvolvimento de novos métodos de testagem de games e criar oportunidades de iniciação profissional na área de testagem de jogos para estudantes da área de tecnologia.
Os serviços ofertados pelo espaço serão agrupados na forma de testes de funcionalidade, de interface, de compatibilidade, de carga e performance e de localização. Conforme Fardo, a montagem do laboratório está prevista para ocorrer durante o primeiro semestre do próximo ano.