O número de vagas formais geradas em Caxias do Sul no primeiro semestre deste ano foi positivo, com o total de 3.111 novas posições ocupadas. Desde o mês de janeiro, o setor de serviços está tendo o melhor desempenho em comparação com outras áreas e, até o mês de junho, gerou 1.516 novos postos de trabalho no município. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), atualizados nesta quinta-feira (27).
Apesar do saldo positivo, em comparação com 2022, o primeiro semestre deste ano registrou uma queda de 39,9%. No ano passado, o mesmo período contabilizou 5.177 novos postos de trabalho.
Depois de dois meses com saldo positivo (abril e maio), as vagas no município tiveram baixa em junho, com menos 95 posições ocupadas. Ao todo, o sexto mês do ano registrou o desligamento de 6.538 trabalhadores e a admissão de 6.443.
A indústria foi o setor com menor saldo, registrando menos 86 vagas, seguida da agropecuária, com menos 79, e do comércio, com menos 70 postos. No saldo positivo, o setor de serviços novamente esteve à frente dos demais segmentos, com saldo de 125 novos postos ocupados no sexto mês do ano, seguido do setor de construção, que gerou em junho 15 novas vagas.
ESTOQUE: Total de vínculos com carteira assinada ativos no município. VR. RELATIVA: comparação do estoque do mês com o estoque do mês anterior
Conforme explica o economista e professor do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) Gustavo Bertotti, o setor de serviços, apesar de estar crescendo e contratando mais pessoas em comparação com outros setores, tem passado por ajustes.
— Estamos vendo despesa financeira em diferentes setores. Varejo e construção civil, por exemplo, empregam muito, mas estão fazendo ajustes. Boa parte das empresas que sofreram muito com a pandemia, hoje fazem ajustes. No caso dos serviços, apesar de estar contratando muito, também está fazendo ajustes nos postos de trabalho. Esse é um dos principais pontos dentro dessa desaceleração de vagas em comparação com o ano passado – afirma o economista.
De acordo com a economista Maria Carolina Gullo, outro fator que contribui com a diferença no número de vagas geradas este ano para o número visto ano passado, ainda é a pandemia de covid-19.
— Ano passado o crescimento do mercado de trabalho estava muito alto. Este ano ainda está crescendo, mas em um ritmo menor. É natural que este ano seja menor que o ano passado, porque em 2022 tínhamos um ritmo de contratação muito acelerado. Então podemos dizer que ainda estamos contratando, mas em um ritmo menor — pontua Maria Carolina.
Para Bertotti, o cenário pós-pandêmico ainda está atrelado aos juros altos no Brasil.
— Um dos principais motivadores desta queda em relação ao ano passado é que o mercado de trabalho vem com essa desaceleração muito em cima de uma política monetária contracionista. Em parte, essa política de juros altos está ocasionando o endividamento de famílias e empresas, mas podemos dizer que a tendência é de um arrefecimento para o próximo semestre na geração de vagas em todo o país — afirma Bertotti.
Conforme explica Maria, a expectativa na geração de vagas para o segundo semestre deste ano é de que o cenário se mantenha estável.
— Julho, agosto e setembro não são meses de muita contratação, então acredito que fique estável. No entanto, no final de setembro e início de outubro começam as contratações para o final de ano. Pode haver número maior de contratação, mas acredito que o cenário seja de estabilidade nos próximos meses — conclui a economista.
Reportagem também listou o desempenho dos outros quatro municípios populosos da Serra:
ESTOQUE: Total de vínculos com carteira assinada ativos no município. VR. RELATIVA: comparação do estoque do mês com o estoque do mês anterior
Sine tem 151 vagas para a sexta-feira (28)
Quem ainda não está entre os trabalhadores formais de Caxias pode buscar uma oportunidade na Agência do Sine. Para esta sexta-feira (28), são oferecidas 151 vagas. A descrição de cada uma pode ser acompanhada presencialmente, no local, ou antecipadamente por meio deste link.
O Sine está localizado na Rua Bento Gonçalves, 1.901, centro de Caxias do Sul. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. As senhas para atendimento são distribuídas das 8h às 9h30min para o período da manhã, e das 13h às 14h30min no período da tarde.