Pelo segundo mês consecutivo, o mercado formal de trabalho caxiense apresenta saldo positivo na geração de vagas em 2023. Em maio, foram 523 vagas criadas no maior município da Serra, puxadas, principalmente, pelo setor de serviços, que tem se destacado no ano. O número apresentado agora é similar ao de abril que contabilizou saldo de 536 postos de trabalho gerados. Os dados compõem o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo governo federal na manhã desta quinta-feira (29).
Ao todo, o quinto mês do ano teve 7.171 trabalhadores admitidos e 6.648 desligados. O setor de serviços foi o que teve melhor desempenho, com 387 postos de trabalho, seguido pelo comércio com mais 252 carteiras assinadas no período. A construção civil, por sua vez, teve apenas oito novas vagas, enquanto, a indústria e a agricultura tiveram saldo negativo, com menos 34 e menos 90 postos de trabalho, respectivamente.
Para o vice-presidente de Serviços da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Eduardo Michelin, o aquecimento nos eventos, o feriado de Nossa Senhora de Caravaggio e o Dia das Mães podem ajudar a explicar o bom desempenho do setor em maio. Nos serviços estão inclusos, por exemplo, os profissionais voltados à alimentação (bares, restaurantes, padarias...), os trabalhos domésticos e os transportes.
— Em Caxias, e também na região, estão acontecendo muitos eventos gastronômicos e de grande porte. Então, esses eventos e os feriados fomentam bastante o setor de serviços, porque tem muita gente que não viaja nas folgas. Ficam na cidade e vão em restaurantes, vão no shopping, vão nas festas de capela... Se existe a demanda, existe a contratação — explica Michelin.
Já a coordenadora do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a professora Lodonha Maria Portela Coimbra Soares, analisa que o setor vive uma espécie de recuperação após o período mais grave da pandemia, quando os serviços não essenciais, especialmente, foram paralisados. Para se ter uma dimensão dos impactos ocasionados pelas restrições sanitárias, em maio de 2020, o setor amargou um saldo de -827 vagas.
— Quem mais abriu postos de trabalho de janeiro a maio de 2023, em Caxias, foi o setor de serviços (no acumulado do ano, o saldo contempla 1.377 vagas; em segundo, fica a indústria com 1.199 carteiras assinadas no período). Esse movimento já era esperado tendo em vista a retomada, especialmente, a partir de 2022, nas áreas mais afetadas pela pandemia: eventos, formaturas, casamentos, além das festas populares — avalia a pesquisadora.
Além disso, chama atenção que das 523 vagas geradas em maio, 404 foram ocupadas por mulheres e 119 por homens. Para Lodonha, há uma explicação nesse protagonismo do público feminino no mês:
— Os serviços e o comércio absorvem mais a mão de obra feminina, com certeza. Enquanto a indústria, a agropecuária e a construção civil têm mais mão de obra masculina — aponta a pesquisadora da UCS.
Comércio tem saldo de 500 vagas em 2023 apesar de queda nas vendas
Embora tenha apresentado um desempenho negativo, com queda nas vendas em três dos quatro primeiros meses de 2023, o comércio caxiense segue contratando mão de obra: de janeiro a maio, o setor acumula um saldo positivo de 500 vagas, sendo que em nenhum dos cinco meses teve performance negativa.
Em maio, foram 252 novas vagas geradas, conforme o levantamento do Caged. Para o coordenador de Tecnologia, Informação e Inovação da CDL Caxias, Cleber Figueredo, algumas hipóteses podem ajudar a explicar este cenário "atípico":
— Uma delas é os novos empreendimentos ligados ao varejo que contratam e treinam as pessoas (mesmo sem estarem abertos ao público). Contratam para preparação, para ocupar esses postos de trabalho. Então, notamos que tem um lado do varejo que, por mais que não esteja faturando tão bem quanto o ano passado, está investindo para um crescimento. Temos que esperar, agora, os próximos meses para ver se vamos conseguir manter esse estoque de empregos — pondera Cleber.
Outra questão mencionada pelo coordenador da CDL é o atraso do frio. Essa característica climática pode ter "empurrado" alguns dos postos de trabalho tradicionalmente de abril para maio.
— Em abril, tivemos saldo de apenas 47 vagas. No ano passado, no mesmo mês, foram 234. Pode ter acontecido um retardamento diante do frio ter chegado mais tarde. O frio incentiva o aumento nas lojas (animando os empreendedores a contratarem mais trabalhadores)— explica.
De Manaus, Jorge comemora vaga como porteiro
Foi por meio dos elogios e da experiência de um amigo que Jorge Miguel Dutra Sena Barnabé, 22 anos, decidiu sair de Manaus (Amazonas) para explorar o outro extremo do Brasil. Ele conta que chegou em Caxias em 9 de abril e, 11 dias depois, já estava empregado como porteiro — a profissão integra o setor de serviços.
A vaga em uma empresa de segurança patrimonial, inclusive, teve intermédio do mesmo amigo que fez a propaganda sobre as boas oportunidades caxienses.
— Eu trabalhava em Manaus como corretor de imóveis, mas, infelizmente, não estava vivendo um período muito bom — comenta Jorge.
Um dos pontos que o amazonense destaca é que ganhou a oportunidade da empresa mesmo sem nunca ter atuado na área:
— Foi algo que me deixou bem animado na minha chegada, porque, diferentemente de Manaus, as empresas daqui dão trabalho mesmo sem experiência. Aqui, oferecem oportunidade para a pessoa aprender — acrescenta.
Jorge mora no bairro Cristo Redentor e trabalha em um prédio residencial no bairro Exposição. Em Caxias, ele também se animou a aperfeiçoar os conhecimentos, investindo em um curso de corte, costura e modelagem.
— A cidade é linda, aconchegante e bem organizada. Estou gostando bastante daqui — conclui Jorge, que, futuramente, pretende convencer a mãe e os dois irmãos a se mudarem para o Sul também.
Sine tem 123 vagas para a sexta-feira (30)
Quem ainda não está entre os 161.416 trabalhadores formais de Caxias pode buscar uma oportunidade na Agência do Sine. Para a sexta-feira (30), são oferecidas 123 vagas. A descrição de cada uma pode ser acompanhada presencialmente, no local, ou antecipadamente por meio deste link.
O Sine está localizado na Rua Bento Gonçalves, 1901, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. As senhas para atendimento são distribuídas das 8h às 9h30min para o período da manhã, e das 13h às 14h30min no período da tarde.