Para proteger a vida dos usuários do Colégio Murialdo, de Caxias do Sul, a instituição realizará uma simulação de evacuação do prédio nesta quarta-feira (5). O objetivo da ação é gerar um reconhecimento de rota de fuga e análise do tempo levado para a desocupação do prédio em caso de incêndio. Marcada para os turnos da manhã e da tarde, a ação vai envolver um total de 1,6 mil pessoas, entre profissionais, alunos e usuários que estejam no ambiente da instituição.
Dividido em três etapas, o plano de evacuação terá início com procedimentos de segurança realizados por pessoas treinadas e preparadas dentro da edificação. A segunda será o plano de emergência, que nomeará os responsáveis por acionar os bombeiros e o resgate em uma situação de emergência (neste caso, com o acionamento do alarme de incêndio). Por fim, a terceira etapa é o plano de evacuação, no qual as pessoas serão orientadas a se dirigir para um local seguro no menor tempo possível.
De acordo com a técnica em Segurança do Trabalho do Murialdo, Daiane Velho, o Plano de Atendimento a Emergências (PAE) visa proteger a vida dos usuários do colégio.
— Os incêndios têm potencial de causar perdas humanas e materiais. O simulado nos traz segurança e auxilia para que as pessoas possam manter a calma e agir proativamente — disse.
A simulação vai contar com a participação da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (SMTTM) e da Resgate Sul Emergências Médicas, além do apoio do Corpo de Bombeiros. Por conta da ação, as ruas Marquês do Herval, Hércules Galló e Flores da Cunha serão bloqueadas durante o período da simulação.