A chuva intensa e constante que atinge a Serra gaúcha desde a madrugada desta quarta-feira (12) bloqueou pontes e suspendeu balsas na região. As pontes em São Francisco de Paula e Guaporé estão submersas e balsas de Nova Roma do Sul estão desativadas desde a tarde desta quarta.
A ponte sobre o Arroio Lava-Pés, no quilômetro 24 da RS-476, em São Francisco de Paula, está com tráfego restrito, segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Apenas veículos de passeio devem circular no trecho entre a RS-235 (Saiqui) até a RS-453 (Lajeado Grande, em São Francisco de Paula).
Conforme o Daer, na próxima semana, devem ser realizados reparos na ponte que está com problemas estruturais. O trabalho deve durar em torno de cinco dias, dependendo das condições climáticas, e será realizado pela equipe da 15ª Superintendência Regional de São Francisco de Paula. Assim que os serviços forem concluídos, o trânsito voltará ao normal no local.
Outra ponte que está submersa é a que liga Guaporé a Anta Gorda. A estrutura é a principal ligação entre os dois municípios, que ficam 25 quilômetros um do outro via RS-441, trecho de chão batido da rodovia. A outra opção entre as duas cidades é via RS-129, passando por Encantado, e RS-332, o que aumenta o deslocamento em cerca de 70 quilômetros.
Já as balsas que ligam Nova Roma do Sul a Nova Pádua e Veranópolis também estão interditadas em razão do aumento do nível dos rios das Antas e da Prata. As rotas alternativas para deslocamento na região são as rodovias estaduais RS-448, RS-453 e RS-437.
Até o início da noite desta quarta, o município da região com maior acumulado de chuva registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi em Serafina Corrêa, com 98,6mm no período de 48 horas. Esse volume se equivale a 64% de toda a média do mês de julho, prevista de 154 mm, conforme a Climatempo.
No município, o Rio Carreiro está dois metros acima da média. Entretanto, rio ainda não está cobrindo a ponte que passa sobre as águas.