O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, anunciou, em rede social, no início da noite desta quarta-feira (12), que as aulas na rede estadual estão suspensas em todo Rio Grande do Sul. A decisão, baseada nos alertas da Defesa Civil sobre riscos de enxurradas e inundações em virtude da passagem de um ciclone extratropical, também vale para as escolas da Serra gaúcha.
Até o início da noite desta quarta, o município da região com maior acumulado de chuva registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi em Serafina Corrêa, com 98,6mm no período de 48 horas. Esse volume se equivale a 64% de toda a média do mês de julho, prevista de 154 mm, conforme a Climatempo.
Em Caxias do Sul, o volume registrado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) foi de 72,8 mm em 48h, ou seja, 42% da média total para o mês de julho, de 169 mm. Vacaria também teve um acumulado registrado pelo Inmet de 62,4 mm, o que também equivale a 42% da média de julho.