Com o objetivo de avançar no andamento do projeto do Aeroporto de Vila Oliva, o governo do Estado anunciou que tem interesse em assumir os acessos que conectam os municípios da região à futura instalação. Para isso, as estradas municipais devem virar rodovias estaduais, com aprovação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Como principal acesso, está o que liga o aeroporto à Região das Hortênsias, a qual inclui a ponte sobre o Rio Caí.
O anúncio foi feito em reunião entre o secretário Estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, e os prefeitos Adiló Didomenico, de Caxias do Sul, e Nestor Tissot, de Gramado, nesta quarta-feira (5), em Porto Alegre. Na prática, a mudança agiliza o trabalho de contratações de estudo de viabilidade, do projeto e possivelmente da execução da obra em si pelo Estado.
Segundo Costella, a estimativa é de um investimento de R$ 250 milhões. Um estudo deve apontar o valor aproximado de custo. A ideia é que o estudo de viabilidade e o planejamento sejam concluídos até o final deste ano.
— Estamos trabalhando junto com os prefeitos dos municípios próximos. É uma determinação do governador e do vice. Também estamos em contato com o presidente da República e a Casa Civil. Um trabalho em conjunto — pontua o secretário.
O trâmite legal para a via ser declarada estadual passa pelo Conselho de Administração do Daer, e existe uma estimativa de que a oficialização possa ocorrer em cerca de 30 dias. O trecho vai de Gramado ao aeroporto e depois ao Apanhador.
— Tivemos uma reunião muito interessante. Mais uma vez, o governador reafirma seu compromisso com a concretização dos acessos ao Aeroporto de Vila Oliva. A condução desse trabalho ficou a cargo do diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, que também estava presente. A previsão é que daqui um mês a gente tenha um novo encontro para acompanhamento — afirmou Adiló.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, também avaliou a reunião como produtiva:
— Estamos avançando para tirar do papel um sonho de 20 anos.
Para contribuir com o estudo de viabilidade, que deverá ter a contratação em breve, o material que os municípios têm prontos serão enviados ao Daer, para que sejam incluídos. Isso irá evitar um retrabalho pelo Estado. No caso de Caxias, por exemplo, a via do entorno do aeroporto está contratada no próprio projeto do aeroporto, e não precisará ter novo projeto.