Realizar uma festa de 15 anos é o sonho da maioria das adolescentes. Apesar de ser um clássico, essa tradição tem um custo bastante elevado e, justamente por isso, muitas meninas acabam desistindo desta forma de comemoração. Quando se trata de moradoras de um bairro de maior vulnerabilidade social, esse sonho parece ainda mais distante. Entretanto, às vezes basta acreditar para que sonhos se tornem realidade.
Neste sábado (15), 10 meninas que residem no bairro Vila Ipê, em Caxias do Sul, terão a chance de viver uma noite de princesas. Isso porque uma iniciativa solidária organizada pelo empresário e perito de imóveis Emerson Rocha foi criada para realizar uma festa de debutantes comunitária. As adolescentes participantes foram selecionadas pela presidente do bairro, Zita Girardi do Nascimento, e são garotas que completaram ou completarão 15 anos no primeiro e segundo semestre de 2023.
As debutantes são Carolyn Machado Maciel, Giovana Pires de Oliveira, Kiara Fernandes da Rosa, Larissa Machado Maciel, Nicole Castanho de Macedo, Pricila Paim, Samanta Kimberly Castanho dos Santos, Thifany Kauane Cesário Lopes, Vitória Gabriela Tavares Rodrigues e Yasmin Emanuelle Maciel da Silva.
Marcada para às 19h de sábado, no Salão Comunitário de Vila Ipê, a festa vai contar com tudo o que há direito: decoração, valsa, música, torta e salgadinhos. As meninas irão receber fotos digitais da festa, anéis solitários, vestidos, tiaras, sapatos e salão de beleza para maquiagem e penteado.
— A expectativa será de um sonho realizado para elas (debutantes) e familiares. Conseguimos vestidos para as mães das debutantes e corte de cabelo, barba e ternos para os pais. Teremos valsa com os meninos do Colégio Militar Tiradentes da Brigada Militar e cada debutante tem direito a 15 convidados. Contando com os 15 participantes da equipe e demais convidados, teremos em média 200 pessoas — disse Rocha.
Os preparativos para o grande dia se iniciaram ainda em abril, quando foram realizados ensaios fotográficos em diferentes locais da cidade. Além disso, a organização do evento conseguiu arrecadar doações para repintar o salão para a festa, sendo que os profissionais da pintura foram os próprios moradores do bairro.
— A maior intenção do projeto é proporcionar a felicidade e realizar o sonho de cada menina carente conjunto com seus familiares. A reação de felicidade delas por sempre sonharem com uma festa de 15 anos é o que fortalece nossa fé no ser humano e nos dá forças para fazer valer a pena todo esforço e dedicação de toda a equipe — destacou o organizador.