Preservar, valorizar e difundir a cultura gaúcha é o principal objetivo do projeto cultural O resgate da tradição gaúcha através do carvão, em Caxias do Sul. Criado pelo artista plástico e escultor Anilto dos Santos Caureo, oferece oficinas gratuitas para crianças e adolescentes, com idades entre 10 a 16 anos, assistidos pela Casa Anjos Voluntários. As atividades, que começaram no dia 1º de junho e seguirão até 30 de agosto, são desenvolvidas no Rancho do Anilto, espaço localizado em Conceição da Linha Feijó.
Segundo Caureo, a ideia de criar o projeto surgiu do sonho de mostrar ao mundo a tradição e a cultura do Rio Grande do Sul e, especialmente aos jovens, de forma prática, como são os costumes e a arte gaúcha. Ainda criança, ele saiu de Palmeira das Missões e veio para Caxias, com o propósito de compartilhar sua arte. Desde então, o artista plástico, escultor e professor resgata as origens do tradicionalismo através de quadros feitos a carvão.
— Nossas expectativas com o projeto são de que os jovens vivenciem cada momento das oficinas e levem para suas vidas o quanto é bom ser gaúcho. O projeto está sendo muito gratificante, pois estamos aprendendo e compartilhando conhecimentos. Inclusive, já estamos na expectativa e planejamento para realizar a segunda edição — destaca.
Durante os encontros, são desenvolvidas dinâmicas que buscam valorizar a cultura e a história do Rio Grande do Sul, para que os participantes possam compreender a identidade gaúcha. Ao final do projeto, será realizada uma palestra sobre artistas gaúchos e haverá uma apresentação final dos alunos com convidados especiais. Essa apresentação está marcada para o dia 1º de setembro, onde as crianças e adolescentes mostrarão os resultados finais para seus pais e familiares.
Mais informações sobre o O resgate da tradição gaúcha através do carvão podem ser conferidas através do Instagram.