A Hospedagem Solidária, ação social da Igreja Católica que abriga pessoas em situação de rua em Caxias do Sul, começa na próxima segunda-feira (12). Assim como no ano passado, irá funcionar junto ao prédio da Mitra Diocesana, no Centro — na Rua Os 18 do Forte, em frente ao Colégio La Salle Carmo. Essa é a sexta edição da iniciativa que já foi realizada em outros pontos da cidade, como a igreja de Lourdes e do Sagrada Família.
— Os coordenadores estão montando uma logística para que possamos ter um bom atendimento — disse o pároco da Catedral Diocesana, padre Volnei Vanassi, em entrevista ao Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra desta terça-feira (6).
Neste ano, a Hospedagem Solidária irá receber os cobertores que são tradicionalmente recolhidos durante Corpus Christi. As doações podem ser feitas na secretaria da Catedral e nas paróquias da cidade. O projeto também precisa de lençóis. Os itens podem ser entregues também na celebração de quinta-feira (8), às 15h, presidida pelo bispo dom José Gislon, em frente à Praça Dante Alighieri, junto à Catedral.
— A procissão ocorre na área central assim como a missa. Todas as paróquias estão envolvidas e durante a missa faremos coleta também de dinheiro para o Hospedagem Solidária — acrescenta padre Volnei.
Ouça a entrevista:
Conforme o pároco, a Igreja costuma recolher entre 300 e 400 cobertores e cerca de R$ 5 mil a cada ano no feriado de Corpus Christi. As doações serão encaminhadas para a ação social e eventual excedente será direcionado para entidades assistenciais da cidade.
A Hospedagem Solidária segue até o mês de setembro. Além de um espaço para dormir durante as noites de inverno, as pessoas em situação de rua recebem jantar e café da manhã. No ano passado, cerca de 500 homens foram atendidos pelo projeto e mais de 10 mil refeições foram distribuídas. Foi mais que o triplo de atendimentos realizados em relação ao 2021 — o prédio da Mitra chegou a receber até 70 pessoas em uma única noite em 2022.