Um homem de 30 anos e um menino de seis ficaram feridos depois que um fogão improvisado explodiu em Caxias do Sul. A ocorrência foi registrada na Rua Natal Idalino Fadanelli, no bairro Planalto, por volta das 21h desta terça-feira (27).
De acordo com os Bombeiros, a família estava cozinhando em uma estrutura improvisada que explodiu quando foi colocado um líquido inflamável, provavelmente álcool, para aquecer comida. Os dois foram socorridos por vizinhos e encaminhados ao Hospital Pompéia com queimaduras nas mãos e no abdômen. A criança passou por procedimento e foi transferida para o Hospital Geral, onde há atendimento pediátrico. O menino está estável e segue internado na emergência pediátrica nesta quarta-feira (28).
O comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) de Caxias do Sul, major Lúcio Junes Lemes da Silva ressalta que líquidos inflamáveis como gasolina, querosene e álcool são extremamente perigosos porque podem provocar uma série de acidentes.
— Sobre essa ocorrência, a informação que temos é que eles estavam buscando alguma forma de preparar o alimento, tentando cozinhar, em uma estrutura improvisada. Havia combustível inflamável no local, provavelmente álcool, que ficava em uma pia sendo utilizado em um aquecedor improvisado com latinhas — diz.
O comandante orienta a não utilizar esse tipo de líquido inflamável ao manusear fogo:
— Eles são altamente inflamáveis e também liberam gases que, em contato com uma fonte de ignição, provocam uma queima abrupta, ou seja, uma explosão. Não é seguro usar esse tipo de combustível em uma cozinha.
As chamas também atingiram a cozinha da casa da família no bairro Planalto, mas o fogo foi controlado por vizinhos.