As pessoas que doaram sangue nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, receberam como brinde uma muda de flor disponibilizada pelo Horto Municipal de Caxias do Sul. Além disso, acompanharam uma apresentação musical da Escola Estadual de Ensino Fundamental Orestes Manfro. Ambas as atividades integraram a programação da Semana do Doador, idealizada pela prefeitura de Caxias. As ações seguem até sábado (veja abaixo a programação).
Cerca de 30 pessoas haviam passado pelo Hemocs na parte da manhã desta quarta. O local estava decorado com balões e escritas, chamando a atenção dos visitantes. Dentre elas, a moradora de Carlos Barbosa, Maridiane Moraes de 36 anos, que veio a Caxias somente para a doação. Maridiane doa sangue há mais de 10 anos, pois pessoas da família dela já precisaram no passado.
— Na época foi um desespero porque não tinha bolsas disponíveis, tivemos que pedir apoio a voluntários. Então eu sei o que é a situação e sempre ajudo.
Desde a chegada até a saída, ela levou cerca de 30 minutos dentro do Hemocentro. Maridiane já era cadastrada no sistema. Então, este primeiro atendimento foi rápido. Depois disso, ela passou pela triagem, onde coletou uma gotinha de sangue para passar por exames. Liberada pela equipe, a barbosense foi para a cadeira de doação. Ela doou cerca de 450 ml de sangue. Ao final, recebeu um lanche gratuito.
A caxiense Deise Menegon, 40, também passou pelo mesmo processo. Segundo ela, que também é doadora frequente há mais de 10 anos, o ato representa uma imensa alegria em quem está se disponibilizando pelo outro.
— Venham doar, percam o medo da agulha, não doí, não causa mal-estar. Venham para sentir a mesma coisa que eu sinto, que é um sentimento de gratidão, de missão e dever cumprido — convida Deise.
Maridiane Moraes complementou indicando para que a população assista ao filme "2 Corações", dirigido por Lance Hool. Na visão dela, o romance, disponibilizado pela plataforma de streaming Netflix e inspirado no livro Todos os Meus Amanhãs: Uma História de Tragédia, Transplante e Esperança, de Eric Gregory, motiva as pessoas a ajudarem as demais. Por isso, ela é doadora de sangue, de medula e de órgãos. Maridiane relembra que há um trecho da obra onde um dos atores destaca a seguinte frase: "para que guardar aquilo que pode ser doado".
O diretor no Hemocs, Rafael Moreira, salienta que seriam necessárias cerca de 80 pessoas por dia para manter os estoques de tipos sanguíneos adequados. Isso porque, geralmente, 25% das pessoas que comparecem ao local são inaptas para a doação. O principal fator é que as pessoas estão pré-anêmicas, o que impossibilita o ato. Esse diagnóstico é dado durante a triagem. Atualmente, os tipos sanguíneos A+, O+ e O- estão em estoques críticos.
Moreira esclarece que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas adultas ou sete crianças. Após 35 dias, o sangue vence e o líquido precisa ser descartado. Por isso, o diretor apela que a população faça doações constantes. O Hemocentro Regional de Caxias do Sul atende a 16 hospitais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que abrange 1,5 milhão de pessoas na Serra.
O Hemocs fica localizado na Rua Ernesto Alves, 2.260, ao lado da UPA Central. Os agendamentos para doações podem ser feitos pelos telefones (54) 3290-4536, (54) 3290-4543 ou (54) 98418-8487. O horário de funcionamento é das 8h15min às 16h45min, sem fechar ao meio-dia.
Programação da Semana do Doador
Quinta-feira (15/6):
- 9h às 15h: atividade de doação de sangue (em parceria com a Câmara de Vereadores) e captação de doadores
- Local: pórtico da Prefeitura de Caxias do Sul
Sexta-feira (16/6):
- 9h às 15h: dia musical, com o grupo da Igreja Assembleia de Deus
- Local: Hemocs
Sábado (17/6):
- 10h: apresentação musical da Banda da Escola Governador Roberto Silveira
- Local: Hemocs
Saiba o que você precisa para ser um doador de sangue
:: Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 18 e 69 anos e a primeira doação deve ocorrer antes dos 60 anos.
:: Jovens de 16 e 17 anos devem apresentar autorização dos responsáveis.
:: O doador deve apresentar um documento oficial com foto.
:: Estar bem de saúde.
:: Pesar mais de 50 quilos (o peso do doador é o que delimita a quantidade de sangue, entre 420 ml e 470 ml).
:: Dormir ao menos seis horas na noite anterior.
:: Não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos.
:: Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
:: Não fumar por duas horas antes da doação.
:: O intervalo entre as doações de sangue deve ser de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.
:: Não ter tido parto ou aborto há menos de três meses e não estar grávida ou amamentando.
:: Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses e não ter piercing em cavidade oral ou região genital.
:: Não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento.