Mais um dia que começa gelado no Rio Grande do Sul. Em São José dos Ausentes, uma das cidades mais conhecidas pelas baixas temperaturas no Estado, a madrugada desta quarta-feira (14) amanheceu com mínima de 5°C, a menor temperatura registrada nos Campos de Cima da Serra. Por volta das 6h, o termômetro digital no Centro, sob uma chuva fina, marcava 6°C. Segundo o Climatempo, o dia vai seguir chuvoso e com máxima que não deve passar dos 8°C.
Ainda sobre as mínimas desta madrugada, Vacaria e Cambará do Sul também figuram entre as cidades mais geladas dos Campos de Cima da Serra, conforme o instituto de meteorologia. Até as 5h, ambas tinham registrado mínima de 6,2°C, com sensação térmica de 2,5°C.
Já na região da Serra, a menor temperatura da madrugada foi registrada em Canela, com 6,3°C, com sensação térmica de 3,5°C.
O café Aroma e Sabor Serrano, que fica na Avenida Smenia Batista Ribeiro Velho, a principal via de São José dos Ausentes, foi um dos primeiros estabelecimentos a abrir nesta manhã, por volta das 7h. Apesar do movimento enfraquecido pela chuva, a expectativa da proprietária, Tatiane Stecanella, 40 anos, é boa para a primeira temporada de outono e inverno.
— A gente já vem registrando movimento, principalmente aos finais de semana, e agora esperamos que com o frio atraia ainda mais — disse a empreendedora, que mora na localidade de Fazenda Morro Grande.
Há duas semanas, a praça central da cidade, que fica ao lado da igreja, passa por melhorias. O termômetro analógico foi removido temporariamente. O equipamento faz a alegria dos turistas que visitam São José dos Ausentes em busca de frio. Segundo a prefeitura, ele passará por aferição e será reinstalado com a conclusão das obras prevista pra ocorrer durarem até três meses. Um arco de pedra com o nome da cidade também deverá compor o novo cenário pensado para melhorar a experiência de registro fotográfico dos visitantes.
— O mês de junho vem registrando um aumento no número de turistas. No verão costumava ser bom, mas ficou uns 60% abaixo do esperado neste ano. Graças a Deus agora está melhorando, mas ainda não chega ao patamar do ano passado. Hoje estamos com 60% de ocupação, mas a maioria está aqui a trabalho — diz Cássia Rovaris, gerente do Hotel Morada das Glicíneas, que no final de semana passado teve 100% de ocupação.
O frio, que chega um pouco mais tarde do que no ano passado, quando a cidade teve neve ainda em maio, deve contribuir pra movimentar a cidade. A expectativa é da secretária municipal de turismo, Milena Santos Velho do Amaral. Segundo ela, um sinal disso foi a movimentação do feriado de Corpus Christi, impulsionada pela incidência de neve que chegou a ser prevista para o final de semana, mas acabou sendo descartada.
— Somente no feriadão nossa central de atendimento recebeu mais de 200 pessoas por dia — afirmou a secretária.