A vacinação contra a gripe foi liberada para todas as faixas etárias em Bento Gonçalves. O município segue a orientação do Ministério da Saúde que autorizou o avanço da imunização para a população em geral. As doses estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBS) a partir de segunda-feira (15). Para ampliar o número de pessoas vacinadas, ainda dentro do público prioritário, a prefeitura já havia anunciado a realização de um mutirão na Unidade Móvel, na Via Del Vino, na área central, até o meio-dia deste sábado (13). Logo cedo, a Secretaria de Saúde comunicou que a vacinação tinha sido aberta para a comunidade a partir dos seis meses de idade. Segundo o município foram aplicadas cerca de 330 doses durante a manhã para todas as faixas etárias.
Em Caxias do Sul, também acontece um mutirão de vacinação, mas na cidade a imunização segue apenas para os grupos prioritários e não para todas as idades. Ainda não há confirmação oficial de quando a vacinação será aberta para toda a comunidade. Segundo funcionários do município, a informação repassada até a sexta-feira (12) era que a imunização seguiria para o grupo prioritário até o dia 31 de maio. A vacina está disponível nos postos de saúde.
A ação deste sábado segue até as 15h30min e pretende facilitar a imunização com um ponto central para que mais pessoas sejam imunizadas. Até o momento, sem as doses aplicadas nesta manhã, a cobertura vacinal para Influenza é de 32% do público-alvo total, que é definido pelo Ministério da Saúde. A meta é imunizar cerca de 90%.
A aposentada Mariaelena Borges Boeira, 78 anos, mora no Loteamento Morada dos Alpes, na região do bairro Fátima. Ela foi até o posto volante de vacinação instalado na Praça Dante Alighieri nesta manhã, acompanha pelo filho João Carlos Moreira, 55.
— O meu filho sempre me traz para fazer a vacina da gripe e aproveitamos que ele não trabalha no sábado para já ficar protegida — conta a idosa.
Com comorbidades como diabetes e asma, o mecânico Michael Graff, 47, também aproveitou a unidade móvel para se imunizar:
— Escutei no rádio e me programei porque meu horário de trabalho não fecha com o dos postos de saúde. Esse tipo de ação facilitou muito para que eu pudesse vir me vacinar.
A auxiliar de produção Lúcia Fernandes, 54, tem pressão alta e se vacina há quatro anos contra o vírus Influenza.
— Moro no bairro Nossa Senhora das Graças e ouvi no rádio que teria uma unidade móvel para vacinar quem tem comorbidades. Como tinha exames para fazer já me programei. Teria que ter mais vezes essas ações no Centro porque até quem não fica sabendo passa por aqui e vê a vacinação e já se vacina.
Já as crianças de seis meses a cinco anos serão vacinadas somente nas unidades básicas de saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira.
Quem pode tomar a vacina contra a gripe em Caxias:
- Pessoas de 60 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde (comprovar atuação na área)
- Gestantes - Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Povos indígenas
- Professores e demais trabalhadores da educação (comprovar atuação)
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Forças de segurança e salvamento
- Forças armadas
- Funcionários do sistema de privação de liberdade