Os números do primeiro quadrimestre de 2023 têm mostrado que o comportamento dos motoristas no trânsito já se assemelha ao que era praticado antes da pandemia de covid-19 em Caxias do Sul. O período de janeiro a abril é o segundo mais violento nos últimos cinco anos na cidade, com 10 vidas perdidas, perdendo apenas para as 13 pessoas que morreram em acidentes nos primeiros quatro meses de 2019, ano que antecedeu a pandemia. Lembrando que a partir de março de 2020, as medidas restritivas impostas para evitar a transmissão do coronavírus causaram redução na circulação de veículos e, com isso, de acidentes.
Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), analisando todas as vias urbanas, do interior e em rodovias, de 1º de janeiro a 30 de abril. Em terceiro lugar, fica 2021, com nove mortes, seguido por 2022, com oito; 2018, com seis; e 2020, com cinco.
Apesar de 2023 ocupar a segunda posição no ranking de óbitos, o número total de acidentes com danos materiais, neste ano, é o maior desde 2018: 1.439 (veja o gráfico). O destaque fica para 2021, o único ano entre os cinco analisados, que teve menos de mil acidentes com danos materiais registrados – 923.
— Não era tão comum a gente atender local de acidente de trânsito com morte, que é a nossa atribuição. E teve um período que ficou muito frequente. A gente vê como o aumento é visível pelas ocorrências diárias — analisa o delegado Ives Trindade, que responde temporariamente pela Delegacia de Trânsito de Caxias.
Em relação às causas das colisões, o delegado afirma que a imprudência, tanto dos condutores de veículos quanto de pedestres é a principal motivação:
— Teve um caso que eu despachei recentemente que ficou evidente que a culpa era do pedestre que foi atropelado. Os pedestres têm que obedecer as leis de trânsito também, procurar atravessar nas faixas de segurança, observar os sinais luminosos.
Excesso de velocidade, consumo de bebida alcoólica e aumento na frota de veículos também foram listados como motivadores pelo delegado. Uma outra causa, apontada pelo chefe operacional da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Jonatas Josué Nery, é o uso do celular pelos condutores, principalmente nos trechos urbanos. O levantamento do Pioneiro aponta 51 mortes no trânsito nesses quatro primeiros meses na região, incluindo vias urbanas e rurais e rodovias estaduais e federais.
— Temos notado um aumento no número das colisões traseiras. As pessoas veem que o trânsito está lento, quase parando, e pegam o celular. Antes, achávamos que atender uma ligação era perigoso, hoje já sabemos que ler uma mensagem, ver as redes sociais, é pior — comenta Nery.
A 5ª Delegacia da PRF é responsável pelo monitoramento de trechos da BR-116 e da BR-285, que cruzam a serra gaúcha. Na primeira rodovia, neste primeiro quadrimestre, três acidentes com morte foram registrados no trecho que compreende Picada Café a Vacaria. O levantamento não inclui pessoas que foram encaminhadas a hospitais e morreram durante a internação.
O número registrado entre janeiro e abril de 2023 já é metade do total de acidentes ocorridos em 2018 (6), número que se repetiu em 2019 no perímetro da Serra nas rodovias federais. Já nos anos seguintes, 2020 fechou com 11 mortes nos 12 meses; 2021 sobe para 19; e 2022 cai para oito.
Na visão de Nery, o que preocupa é a BR-285, entre Muitos Capões e São José dos Ausentes. No trecho de 137 quilômetros já foram registradas três mortes no trânsito de janeiro até o final de abril deste ano. O número é igual a todo 2022 e já se aproxima do total registrado em 2019 e 2021 - quatro mortes cada. Também é a metade do registrado em 2020 - seis acidentes com morte. Em 2018, foram sete.
— É uma rodovia que tem aumentado o fluxo de veículos e, nos preocupa que, com a conclusão das obras de pavimentação da BR-285, que faltam poucos quilômetros para ligar até a BR-101, vai aumentar muito o fluxo ali. A gente já tem percebido o aumento deste fluxo e esses números falam isso — diz o policial, que destaca que, por não ter mais tantas curvas, o trajeto permite uma velocidade maior e, com isso, tem o excesso de velocidade como um dos causadores de acidentes.
Conforme dados da PRF, na BR-470, fiscalizada pela 6ª Delegacia, apenas um acidente com morte foi registrado entre janeiro e abril de 2023, em Veranópolis. Já o levantamento do Pioneiro, que inclui mortes após internação, indica dois acidentes com morte. Em um dos casos uma mulher morreu no hospital comunitário São Pelegrino Lazziozi, também em Veranópolis.
Em relação às rodovias estaduais da região, o levantamento do Pioneiro aponta que 31 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito neste primeiro quadrimestre. Já o levantamento do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), aponta que 18 pessoas perderam a vida nas rodovias fiscalizadas pelos grupos rodoviários de Farroupilha, Garibaldi, Gramado e Nova Bassano. A explicação é que assim como a PRF, o CRBM não contabiliza mortes decorrentes das colisões mas que ocorrem nos hospitais.
— Os pontos de maior atenção, todavia, ocorreram na região atendida pelo Grupo Rodoviário de Farroupilha, que abrange as rodovias RS-453 e RS-122. Nessas rodovias, no ano de 2022 observou-se uma redução de 30% (de mortes em acidentes). No entanto, em 2023 houve um aumento de 31%, retornando ao nível médio dos anos de 2019, 2020 e 2021, cuja média alcançou o total de 141 registros. Essa sinistralidade maior ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro. Num único caso, no ano de 2023, por exemplo, cinco vidas se perderam. Fato ocorrido na RS-122, na cidade de Farroupilha. Nos meses de março e abril já se percebeu uma redução — contextualiza o comandante do 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (BRBM), Diego Caetano de Souza, que atende os municípios da região.
Ainda segundo o comandante, há uma variação entre as diferentes regiões da Serra. Na área abrangida pelo Grupo de Garibaldi houve uma redução de acidentes em comparação ao primeiro quadrimestre de anos anteriores. A região de Gramado registra estabilidade, em comparação a 2022. Já o Grupo Rodoviário de Nova Bassano tem notado aumento nos números em 2023.
— Com relação aos tipos, as colisões frontais, capotamentos e saídas de pistas lideram a estatística, tendo como causas principais as ultrapassem em locais proibidos, excesso de velocidade, falta de uso de cinto de segurança e perda de atenção na condução de veículo, possivelmente provocada por sonolência. Com a proximidade do inverno na serra gaúcha, já está sendo planejado o incremento de ações preventivas e repressivas nas rodovias da região, a fim de ampliar a segurança viária — acrescenta Caetano, se referindo ao aumento de fluxo nas rodovias em função do período mais turístico do ano.
Ações para celebrar o Maio Amarelo
Completando 10 anos desde a criação, o Maio Amarelo vem, desde o início do mês, realizando ações para conscientizar os moradores dos municípios da Serra. A campanha foi criada, em 2014, no Observatório Nacional de Segurança Viária, no Brasil, ultrapassou fronteiras e, hoje, é um movimento também internacional. O tema deste ano é No trânsito, escolha a vida.
— O mês de maio foi escolhido em função de uma proposta da (Organização das Nações Unidas) ONU, quando foi decretada a primeira década de ação para seguranças no trânsito, no dia 11 de maio de 2011, e o balanço das ações sempre é realizado no mês de maio. Por isso que se concentra ações que são trabalhadas no ano todo, de forma educativa, buscando essa conscientização para chamar a sociedade para o alto índice de morte e feridos no trânsito no mundo todo — explica a especialista em trânsito e representante do Maio Amarelo, Maria Inês Tondello Rodrigues.
Para realizar as ações, todas as entidades e agentes que atuam na fiscalização e educação do trânsito estão unidas. A Escola Pública de Trânsito (EPT), da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias, o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Brigada Militar (BM) e Centros de Formação de Condutores (CFCs) organizam palestras, cursos e abordagens às pessoas até 31 de maio.
Nesta sexta (12), será realizada uma ação com CFCs, agentes do CRBM e com equipes da EPT no Grupo Rodoviário da BM em Farroupilha. Já com as equipes da PRF, um evento estava previsto no dia 4 de maio, na 5ª Delegacia da PRF, na BR-116. Entretanto, em função da chuva, a ação foi adiada e ainda não tem uma nova data definida.
Na próxima semana, nos dias 16 e 25 de maio, no turno da noite, serão ofertados, gratuitamente, cursos na EPT de Caxias. No primeiro dia, o assunto será "mecânica de batom", direcionado para o público feminino. E no segundo dia, será um curso para superar o medo de dirigir, para o público em geral. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (54) 3290-3955 ou pelo e-mail, para se inscrever é preciso nome completo e telefone.
Para encerrar as atividades de 2023, no dia 31 de maio, a equipe do Maio Amarelo, junto à EPT, estará na Praça Dante Alighieri, a partir das 14h30min, para nova abordagem aos motoristas.
— Uma condução segura é quando entendemos o nosso papel enquanto agentes ativos no uso do espaço coletivo. No trânsito, é o condutor que vai fazer escolhas, o condutor que vai tomar decisão, porque o trânsito é um ambiente de relações humanas, formado por pessoas conduzindo máquinas. Então, todas essas ações elas preveem esse trabalho de conscientização e educação — defende Maria Inês.
A especialista aponta que, nos últimos 12 anos, o mundo reduziu de 3,5 bilhões de mortes no trânsito para menos de 3 milhões.
— A redução é real, ela acontece, por isso a gente acredita que, por meio da conscientização, a gente alcança os resultados.