A temperatura fria e chuvosa de outono foi momentaneamente aquecida pela dança ritmada e colorida do grupo da Escola de Dança Cigana, de Caxias do Sul, uma das atrações do aniversário de um ano da Maesa Cultural, celebrado neste domingo (21). O evento reuniu na Rua Plácido de Castro, em frente ao prédio histórico da Maesa, moradores do município e cerca de 300 expositores.
Além da dança, quem prestigiou o aniversário encontrou a comercialização de itens de artesanato, arte, moda e gastronomia. Em dois palcos montados, diferentes ritmos de música ressoaram entre o público.
Conforme o presidente da Associação Amigos da Maesa (AMaesa), Paulo Sausen, a celebração mostra que o evento está sendo abraçado pela comunidade e oferecendo cada vez mais espaço para feirantes do município. A expectativa para as próximas edições é de que a feira reúna antiguidades e ainda mais artesanato.
— Queremos manter a qualidade para as próximas edições, tem pontos que podemos melhorar, mas nosso objetivo é continuar trazendo eventos para Caxias. A partir do dia 9 de julho vamos começar a fazer uma feira igual a essa na Praça das Feiras, a pedido da Secretaria da Cultura, para que tenha essa opção cultural no segundo domingo lá e no terceiro aqui — conta o presidente.
Para o grupo teatral Posto Avançado Caxias (PAC), a feira é uma possibilidade da arte e público geral terem uma conexão de maneira divertida. Com roupas semelhantes às dos personagens de Star Wars, o grupo passeou pela feira para comemorar o aniversário de um ano.
— Fazemos muitas ações beneficentes em escolas, fizemos agora uma campanha do Hemocentro e estamos sempre em função de estar perto das pessoas. É bacana participar da feira porque o pessoal sempre nos para porque reconhece os personagens, pede para tirar fotos, é bem legal — diz um dos representantes do PAC.
Caminhando com o tradicional chimarrão, passeando com cachorros ou proporcionando para as crianças uma atividade diferente, moradores de Caxias não deixaram a garoa atrapalhar o passeio. A edição de um ano da Maesa Cultural levou o foco para a falta de eventos culturais no município.
- Aqui em Caxias falta muita opção de evento cultural na rua mesmo, tem poucos lugares em que a gente consegue sair e ver coisas diferentes. Eu gosto muito desses eventos porque são muito bons, muito legais e é importante ter essa diversidade de expositores, do pessoal passando e aproveitando as apresentações. Normalmente são pessoas que não tem espaço em outros lugares, então é bem importante um evento assim — conta a advogada Bianca Waydzik.
O evento da Feira da Maesa ocorre mensalmente, no terceiro domingo do mês. A participação do público é gratuita e em cada edição novas atrações são exibidas para o público local.