A procura pelo presente ideal para não deixar passar em branco o Dia das Mães movimentou o comércio caxiense na manhã deste sábado (13). Na Avenida Júlio de Castilhos, a mais central da cidade, algumas pessoas olhavam as vitrines, outras já circulavam com sacolas e embrulhos e outras observavam atentamente as ofertas e decorações feitas para atrair os clientes e homenagear as mães.
A estofadora Sirlei Aparecida Nunes, 37 anos, encontrou um presente para a mãe Rosalina Santos Muniz, 65, na primeira loja onde entrou.
— Eu já sabia o que comprar e encontrei o presente certo com qualidade e um bom valor, com ao menos 20% de desconto.
O casal Cátia Castilhos, 39, e Flávio Lira, 49, procuravam em uma pilha de casacos e jaquetas o presente para as mães:
— Estou procurando um presente que seja a cara dela e bem quentinho para o inverno. Os preços estão bons, mas o problema é encontrar o que seja perfeito — brinca Cátia.
Mãe e filha, Olímpia Dolores da Silva, 73, e Josiane Salvador, 44, optaram por perfumes.
— Usamos o mesmo perfume e aí comprei para a minha filha e para presentear a mim mesma já que minha mãe não está mais aqui. É bom trocar presentes, mas o mais importante é o carinho, o respeito, é comemorar juntos. Amanhã (domingo) vou estar com os meus filhos e meus netos. Isso é o que importa — emociona-se Olímpia.
Na esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Borges de Medeiros, Bélgio Loureiro Cabral, vendia flores como opção de presente:
— Durante a semana o movimento foi bom, mas agora está abaixo do esperado, eu até pensei que seria melhor. Até agora (pela manhã) vendi quatro botões e uma flor do campo.
O movimento realmente era maior dentro das lojas, especialmente, as de roupas, sapatos e perfumes. Durante a semana segundo gerentes e vendedores, o movimento foi bom, e a expectativa é que a procura aumente até o final da tarde, já que grande parte do comércio, trabalhará em horário estendido, até por volta das 18h.
Segundo previsão da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o ticket médio para compra do presente pode chegar a R$ 226,62. A pesquisa da entidade ainda mostra que o vestuário representará 24,1% das intenções de compra neste ano. A preferência dos 740 entrevistados ouvidos pela CDL segue por itens como beleza (21,8%) e artigos para casa (13,9%).