A alegria tomou conta dos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, neste 1º de maio. Foram cerca de 20 mil pessoas que prestigiaram o Ato Show, em homenagem ao Dia do Trabalhador, com música, food trucks, brinquedos para as crianças e distribuição de brindes. O público pode acompanhar shows das bandas Corpo e Alma, Musical JM, Sétimo Sentido, Pérola Negra, Destaque Nacional e Banda Versus. A prefeitura disponibilizou transporte público gratuito devido ao Dia do Passe Livre.
A ideia do evento surgiu do Movimento Sindical de Caxias, encabeçado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, para marcar a data com reflexão sobre a luta pelos direitos conquistados e direitos a conquistar. De acordo com o sindicato, o foco principal estava em promover a união dos trabalhadores e a luta contra o ódio e a todos os tipos de discriminação e violência, ação pela democracia, pelos direitos das mulheres, pela geração de empregos, pela redução dos juros, pela retomada da política de valorização do salário mínimo, pelo trabalho decente e por políticas públicas que assegurem perspectivas de futuro para a juventude.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, a expectativa é de que o evento represente um momento de virada para os trabalhadores e para a sociedade caxiense como um todo.
— A importância do ato é reforçar a luta dos trabalhadores, mas também reforçar e desenvolver a própria cultura. É um dia de lazer e alegria para os trabalhadores, e essa parceria é sempre necessária para que a gente possa dar essa oportunidade a todos os trabalhadores e trabalhadoras, que merecem — destacou o presidente.
Evento para toda a família
Entre o público presente estavam pessoas das mais variadas idades, desde crianças até idosos, que prestigiavam as diversas atividades oferecidas. Dos adultos, muitos eram vinculados às empresas metalúrgicas da região, como é o caso de Mateus Cardoso de Freitas. Ele é metalúrgico e levou a esposa Carla Romeiro Juchem e os filhos Angelo Mateus e Kayane para acompanhar os shows.
— Aproveitamos a folga para vir prestigiar. Sou metalúrgico, fiquei sabendo do evento por isso, e fico feliz com a homenagem. Gostamos da música, então estamos aproveitando — relatou.