A prefeitura de Caxias do Sul espera que a unidade móvel de castração, o chamado Castramóvel, entre em operação em até 40 dias no município. O veículo, que fará a esterilização de machos e fêmeas de cães e gatos em bairros, foi recebido e anunciado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) na semana passada.
A unidade é uma demanda antiga da comunidade e das entidades que atuam na causa animal caxiense. O valor para aquisição do Castramóvel foi obtido por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Giovani Cherini (R$ 168.496,00), com contrapartida da prefeitura de Caxias do Sul (R$ 28.172,00). O encaminhamento da emenda ao município teve colaboração da ONG Associação Vida.
O secretário municipal do Meio Ambiente, João Uez, explica que o Castramóvel é equipado para realizar até 50 atendimentos diários. A intenção é de que o veículo circule pelos bairros de Caxias do Sul realizando as castrações de animais de famílias de baixa renda previamente cadastrados, além de animais sem tutores e encaminhados por entidades de proteção animal.
— Agora, estão se verificando todas as questões técnicas para ver se está de acordo com a contratação. Em seguida, irá para emplacamento e passará pela verificação junto ao Inmetro e ao Conselho Regional de Veterinária. Estimamos que em até 30 ou 40 dias esteja à disposição — detalha Uez.
O veículo que será utilizado foi fabricado no Paraná por meio de licitação. Ainda não está definido se os atendimentos ocorrerão por meio do convênio com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), aprovado pelos vereadores em março e que deve ser sancionado pelo prefeito Adiló Didomenico na tarde desta segunda-feira (10), ou em outro formato, segundo Uez.
— É uma clínica completa, desde a entrada até a saída do bichinho. Tem a parte receptiva, com gaiolas, toda a parte onde é feito o procedimento e, na parte traseira, que é onde o animal permanece até que passe a anestesia — diz o secretário.