Foi transferido na terça-feira (20/12) para o município, em parcela única, o valor de R$ 168.496 de emenda parlamentar do deputado federal Giovani Cherini (PL-RS) para aquisição do Castramóvel para a Secretaria do Meio Ambiente (Semma). Assim, ha uma expectativa para que o Castramóvel possa estar fabricado para entrar em operação no primeiro semestre de 2023.
A prefeitura assume uma contrapartida de R$ 28.172,78.
A licitação para a fabricação foi vencida pela empresa LT Negócios e Empreendimentos Eireli, e o contrato foi assinado em maio deste ano. Só agora o dinheiro da emenda chegou. Um aditivo ao contrato será publicado até dia 31 de dezembro aumentando o prazo para 30 de junho de 2023. O diretor de Planejamento da Semma, Henrique Koch, informa que, uma vez publicado o aditivo, poderá ser assinada a ordem de início para a fabricação do veículo. A ordem deve ser concedida na primeira quinzena de janeiro e, a partir daí, a empresa tem prazo de 90 dias para entregar o Castramóvel.
O Castramóvel fará castrações gratuitas nas comunidades. No mesmo período de 90 dias para a fabricação do veículo, a Semma buscará convênio com alguma universidade ou entidade para a prestação do serviço. A capacidade de castrações dependerá dos termos do convênio quanto à equipe de veterinários e funcionários a ser disponibilizada.
Os animais deverão ser levados pelos moradores ao Castramóvel, que fará um roteiro para percorrer as comunidades. A ideia é, em um segundo momento, fazer castração em animais de rua.